Skoda aposta em crossover a gás natural 4×4

Novo SUV da Skoda poderá vir a chamar-se Kosmiq

O novo modelo do segmento B será revelado no Salão de Genebra.

A Skoda libertou uma imagem teaser de um novo crossover, confirmando a sua estreia mundial no Salão de Genebra, em março. O modelo do segmento B será feito com base no Vision X concept e tem lançamento previsto para agosto. Esta será uma etapa da ofensiva de SUV da marca checa, depois do Kodiaq (segmento D) e do Karoq (segmento C). A imagem em questão é pouco elucidativa, mostrando apenas um pouco da frente e da sua assinatura luminosa, manifestamente diferente dos dois SUV anteriores.

O novo modelo, que se poderá vir a chamar Kosmiq, será feito com base na plataforma MQB-A0, a mesma do Seat Arona e do VW T-Cross. O protótipo contará com um sistema propulsor híbrido movido a gás natural (CNG). O sistema opera com motor 1.5 de quatro cilindros turbo de 131 cv no eixo dianteiro que funciona a gás natural, apoiado por dois motores elétricos. Um deles, posicionado no eixo da frente, opera como motor de arranque/gerador, e o outro, colocado no eixo posterior, oferece mais 27 cv e 70 Nm. Por defeito, o sistema é de tração dianteira mas caso sejam detetadas perdas de tração ou seja necessário maior poder de aceleração torna-se num tração integral. Este esquema permite ainda funcionar em modo 100% elétrico durante cerca de 2 km recorrendo apenas ao motor elétrico traseiro. Anuncia 0-100 km/h em 9,3 segundos, uma velocidade máxima de 201 km/h e emissões de CO2 de 89 g/km. O CNG está armazenado em dois depósitos (um debaixo do banco traseiro e outro atrás do eixo traseiro). O motor elétrico traseiro é alimentado por uma bateria de 48V de iões de lítio com 1.5 kWh de capacidade, que carrega durante o processo de travagem.

Curiosamente, o protótipo possui um depósito de combustível a gasolina apenas para assegurar que o motor arranca em situações de clima muito frio, permitindo uma autonomia total a rondar os 644 km.

Deixe um comentário

*