Kia promete elétrico emocional para Genebra

Teaser do protótipo elétrico da Kia

A marca coreana assegura ainda que o protótipo mistério de formato coupé foi feito a pensar no prazer de condução.

Além do Xceed, um novo crossover derivado para família Ceed, a Kia vai trazer um protótipo ao Salão de Genebra, no início de março. Trata-se de um concept elétrico ainda com nome a designar, que pretende ser o melhor de dois mundos, misturando performance e eficiência.

A imagem teaser entretanto revelada também não é particularmente esclarecedora, pois pouco mais é possível ver a sua assinatura luminosa em LED, grelha de formato similar à do Stinger com contorno igualmente iluminado em LED, um novo logótipo iluminado (que poderá vir a ser integrado nos futuros modelos de produção), câmaras em vez de espelhos retrovisores, vias mais largas, cavas das rodas pronunciadas, pouca altura ao solo, capot alongado e uma linha de tejadilho pronunciada. Num cardápio do que poderão ser descritas como algumas caraterísticas de um desportivo, falta esclarecer se estamos perante um modelo de duas ou cinco portas. Desenvolvido no centro de design da marca coreana em Frankfurt, na Alemanha, o novo concept é descrito como um exercício da visão da Kia para o “excitante mundo da eletrificação”. O novo protótipo pretende dar resposta a quem procura uma boa autonomia num carro elétrico, mas também performance, prazer de condução e uma visão mais emocional em termos de design. A Kia parece não querer seguir a mesma receita das propostas dos carros elétricos generalistas, muitas vezes acusados de terem um aspeto “lunar” ou de terem linhas sobretudo fixadas na performance aerodinâmica e não tanto num conjunto que possa ser considerado elegante. Por isso, o vice-presidente do departamento de design da marca coreana na Europa, Gregory Guillaume, vai mais longe dizendo que o objetivo é dar o efeito “pele de galinha” quando se olha e conduz o carro. Por fim, espera-se que este protótipo seja uma espécie de montra tecnológica de novas soluções a adotar em breve em modelos de produção da Kia. O motor deverá ser uma variação do que surge no e-Niro, com 204 cv e bateria de 64 kWh.

A Kia tem agendado o lançamento de uma versão híbrida Plug-in do Ceed para a segunda metade deste ano e a apresentação do novo Soul EV no Salão de Los Angeles, em novembro.

Deixe uma resposta

*