Kia quer abrir caminho a elétricos imaginativos

Imagine by Kia Concept View Gallery 10 photos

O modelo de quatro portas Imagine Concept foi apresentado no Salão de Genebra.

O Imagine é o primeiro protótipo de um quatro portas elétrico da Kia. Apesar do formato, este modelo que foi apresentado esta semana no Salão de Genebra, na Suíça, possui detalhes na carroçaria que apontam para o universo aventureiro dos SUV. A marca coreana não adiantou detalhes acerca do sistema propulsor deste Imagine Concept, que acima de tudo pretende ser um exercício de estilo. Apenas avança que está preparado para receber um ou dois motores (e, por inerência, uma ou duas malas), permitindo ainda o carregamento por indução.

Os responsáveis da Kia introduziram algumas novidades estéticas com elementos que poderão vir a figurar em futuros modelos de produção. O mais relevante é por ventura a grelha redesenhada, faróis em LED unidos por uma tira em igualmente em LED. A pintura exterior é prateada com efeito cromado. As portas têm abertura “suicida”, o que facilita o acesso ao interior. As jantes são de 22 polegadas, contando com saliências a imitar vidro de modo a criar reflexos luminosos, e os pneus Goodyear Intelligrip EV 255/35 são específicos para este protótipo. Dispõem de sensores que detetam as condições do asfalto e enviam essa informação para o sistema de gestão do veículo de forma a adaptá-lo da melhor forma. Atrás, destaque para os lettering do novo logótipo iluminado da marca coreana e para o vidro que forma óculo traseiro de estilo coupé, com duas pequenas cúpulas por cima das cabeças dos ocupantes dos lugares traseiros. De forma a favorecer a aerodinâmica, a parte de baixo da carroçaria é carenada e há câmaras em vez dos tradicionais espelhos retrovisores.

Por dentro, o Imagine by Kia é talvez ainda mais disruptivo, contando com uma grande superfície vidrada (com o para-brisas a estender-se até ao tejadilho criando um efeito panorâmico, e com pilares muito finos). Contudo, o aspeto mais relevante são mesmo os 21 ecrãs individuais no tablier. Criando a ilusão de se tratar de um só, os ecrãs formam uma espécie de arco e executam uma dança em sincronia reposicionando-se em uníssono, projetando informações variadas como a climatização, navegação, multimédia, sobre o sistema de propulsão, etc. Os bancos são em couro e seda. O interior das portas está revestido de couro e tecido de aspeto metalizado. O volante e os pedais recolhem quando o carro está parado.

Deixe um comentário

*