Novo Opel Corsa será 100 kg mais leve

Esquema da poupança de peso do novo Opel Corsa

Previsto para o final do ano, novo utilitário pesará menos de uma tonelada.

A Opel anunciou que a sexta geração do Corsa será 10% mais leve que a atual. O utilitário estará disponível para encomenda logo a seguir à sua apresentação em setembro no Salão de Frankfurt, sendo que as primeiras unidades deverão ser entregues no final do ano. De acordo com a marca de Rüsselsheim, o conseguirá poupar até 108 kg na balança face ao modelo atual. Isto significa que o Corsa G terá na sua versão base apenas 980 kg. Só nos motores de três cilindros turbo feitos em alumínio, o fabricante alemão diz que poupou até 15 kg. Depois poupou 2,4 kg no capot, 5,5 kg nos bancos dianteiros e 4,5 kg nos bancos traseiros. A poupança principal advém da estrutura, 40 kg mais leve que a atual. A restante “dieta” fica completa com a utilização de materiais de isolamento mais leves no interior.

Disponível apenas no formato de cinco portas, o novo modelo terá 4,06 metros de comprimento – muito próximo dos 4,02 m do modelo atual. O modelo do segmento B contará com novos faróis em LED adaptativos. Da gama farão parte os motores de origem PSA 1.2 de três cilindros turbo, com vários níveis de potência.

O novo Corsa será feito com base numa plataforma modular da PSA, CMP, que será partilhada por exemplo com o “irmão” Peugeot 208 – o que lhe permitirá oferecer uma versão inédita elétrica eCorsa (a anunciar até 340 km de autonomia), com lançamento previsto para meados de 2020. O novo Corsa será produzido em Saragoça, em Espanha.

Deixe um comentário

*