Protótipo GLB antecipa novo SUV da Mercedes

Mercedes-Benz Concept GLB View Gallery 10 photos

Novo concept revelado no Salão de Xangai recupera o espírito do GLK. Tem tração integral e sete lugares.

A Mercedes-Benz mostrou o Concept GLB no Salão de Xangai, na China. O protótipo antecipa um modelo de produção compacto que tem estreia prevista para o próximo verão (provavelmente no Salão de Frankfurt, em setembro) e lançamento para o final do ano. Posicionando-se, tal como o nome indica, entre o GLA e o GLC, o GLB tem um aspeto vincadamente “off-road” e um formato “quadrado” que o torna numa espécie de sucessor espiritual do GLK (que deu lugar ao atual GLC). O novo protótipo, feito com base na mesma plataforma MFA dos Classe A, B, CLA e GLA, entre outros, tem 4634 mm de comprimento, 1890 mm de largura, 1900 de altura e uma distância entre eixos de 2829 mm (mais 100 mm que o Classe A). Desta forma consegue ter espaço para três filas de bancos (embora a última fila seja aconselhada para crianças ou para adultos apenas em viagens mais curtas). A segunda fila tem bancos de ajuste longitudinal em 140 mm, libertando mais o acesso à última fila. Os encostos de cabeça da segunda fila de bancos têm oito níveis de inclinação e os bancos podem rebater numa configuração de 40:20:40, criando uma superfície de carga plana. Quando chegar à produção, o GLB será um modelo de cinco lugares, com opção de sete.

Esteticamente, o pequeno SUV conta com um aspeto musculado, com proteções da carroçaria e pneus para fora de estrada BF Goodrich com jantes de dois tons de 17 polegadas, vãos curtos, um conjunto de faróis em LED adicional no tejadilho e uma caixa de carga preta encaixada no tejadilho em vidro. Muitos destes detalhes mais “radicais” poderão vir a estar disponíveis como opção. Por dentro, os responsáveis da Mercedes-Benz preocuparam-se em tornar este GLB mais glamouroso com a inclusão de revestimentos específicos em couro Nappa e Nubuck, aplicações em madeira de nogueira e alumínio – que não deverão chegar ao modelo final. O desenho da consola central é específico para este GLB mas o ambiente geral é muito semelhante ao GLA, destacando-se os inúmeros espaços de arrumação, touch pad e a instrumentação digital configurável que surge acoplada com o ecrã central de infotainment.

Debaixo do capot do protótipo está um motor 2.0 de quatro cilindros turbo a gasolina (M264) de colocação transversal, de uma futura versão de topo convencional GLB 250, a debitar 224 cv e 350 Nm, funcionando em conjunto com uma caixa de dupla embraiagem de oito velocidades e um sistema de tração integral 4Matic com diferencial de tipo Haldex, com três modos de condução à disposição: Eco/Comfort (com distribuição de binário entre eixos de 80:20), Standard (50:50) e Sport (70:30). A gama deverá contar ainda com uma versão AMG GLB 35 com este mesmo motor a debitar 306 cv.

Além das versões a gasolina e Diesel, o GLB terá uma versão elétrica EQB em 2021. Antes dessa data, deverá surgir uma versão híbrida plug-in a gasolina com base num 2.0 turbo com autonomia em modo elétrico até 100 km.

Deixe uma resposta

*