Protótipo BMW Garmisch renasce 50 anos depois

BMW Garmisch Concept View Gallery 15 photos

Feito com base no 2002 tii, o concept regressou em Villa d’Este.

Desenhado por Marcello Gandini, da casa Bertone, o BMW Garmisch Concept foi apresentado no Salão de Genebra de 1970 e o seu paredeiro é um mistério. Talvez por isso a BMW se tenha relembrado de recriar o mítico protótipo numa altura em se aproxima meio século da sua estreia. O palco escolhido pela marca bávara para este regresso foi o emblemático Concorso d’Eleganza Villa d’Este, em Itália. O seu próximo destino será o museu da BMW em Munique.

Neste processo, uma vez que não havia praticamente nenhum registo do protótipo original, a BMW criou uma equipa especial formada por membros da BMW Classic e da BMW Group Design, que com base em fotos a preto e branco do modelo da época e com a ajuda do próprio Gandini conseguiram trazer de volta o Garmisch Concept – nome de uma conhecida estância de esqui na Alemanha que recebeu os Jogos Olímpicos de Inverno de 1936. Alguns componentes do novo concept foram feitas com recurso à tecnologia de impressão 3D, tendo tudo sido montado em Turim, em Itália, precisamente onde o Garmisch original foi concebido. No final, o melhor elogio veio de Gandini, agora com 80 anos, autor de lendários modelos como o Alfa Romeo Carabo, Lancia Stratos ou os Lamborghini Miura e Countach, que confessou a sua dificuldade em distinguir a recriação do modelo original – feito com base num BMW 2002 tii. A marca alemã nunca levou à produção nenhum modelo com estas caraterísticas, contudo o protótipo Garmisch influenciou linhas dos Série 5 e 6 da década de 1970.

O protótipo do coupé não é um modelo consensual, em parte devido à sua interpretação peculiar da grelha de duplo rim. O Garmisch inclui ainda detalhes como os faróis com revestimento em vidro, cortinas no pilar C e malha “favo de abelha” no vidro traseiro. Por dentro, existem também pormenores que o tornam particularmente diferente, como o volante e a consola central pequena com comandos verticais. Realce ainda para as aplicações em madeira e metal e um porta-luvas que ao abrir liberta um espelho de grandes dimensões.

Deixe um comentário

*