Novo Audi S8 é híbrido a gasolina V8 com 571 cv

Audi S8 View Gallery 6 photos

Versão desportiva conta com uma suspensão inovadora.

A Audi apresentou a nova versão S8, que mantem o motor a gasolina partilhado com modelos da Porsche e da Bentley. O motor V8 4.0 biturbo surge integrado num sistema microhíbrido de 48V, com um total de 571 cv e 800 Nm, que conta com um motor de arranque/alternador e uma pequena bateria de iões de lítio que permite fazer “coasting”, aumentar o funcionamento do sistema start & stop e aumentar a eficiência (permitindo poupar até 0,8 l/100 km), através da desativação de cilindros. A Audi anunciou apenas a velocidade máxima eletronicamente a 250 km/h.

Uma das inovações deste modelo que pesa 2,5 toneladas é a suspensão ativa preditiva Audi AI, que dispõe de atuadores eletromecânicos integrados na suspensão adaptativa, que permitem movimentar cada uma das rodas em separado, o que permite um conforto de rolamento ao nível do A8 convencional, segundo a marca. Além disso, com auxílio de uma câmara consegue ler a estrada em diante e detetar buracos de modo a adaptar a suspensão em conformidade. Este sistema limita o rolamento da carroçaria a apenas cerca de 2,5 graus. Em modo conforto, consegue inclinar até 5 graus de modo a absorver as forças laterais. O novo S8 conta também com um sistema ativo de redução do ruído de rolamento e do vento, recorrendo ao sistema de som. Outra das novidades é a integração de um sistema de quatro rodas direcionais, que funciona em conjunto com um diferencial desportivo. Disponível de série, este permite distribuir o binário entre as rodas traseiras durante curvas mais rápidas. Entre os opcionais, destaque para os travões carbocerâmicos ventilados (9,6 kg mais leves) de 420 mm de diâmetro à frente e de 370 mm atrás e jantes até 21 polegadas.

Visualmente, o S8 distingue-se pelos para-choques específicos, saias laterais e capas dos espelhos, dupla ponteira de escape e um pack em preto. Por dentro, há uns bancos desportivos com apoio lombar suplementar, aplicações adicionais em alumínio e “carbon vector” com efeito 3D, pedais em aço inoxidável e conta-rotações na posição central da instrumentação.

Deixe um comentário

*