BAC Mono R garante 136 cv/litro

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Com 340 cv, a nova versão do “single seater” é mais leve e mais rápido.

A BAC aproveitou o Festival de Velocidade de Goodwood para apresentar o Mono R. Limitada a 30 unidades, esta versão é mais potente, mais rápida e mais leve face ao Mono convencional de segunda geração. O motor do Mono R é um novo 2.5 de quatro cilindros a gasolina, desenvolvido em conjunto com a Mountune, a debitar 340 cv – mais 35 cv face ao Mono. O aumento de potência foi conseguido em virtude de um alargamento do furo dos cilindros, reduzindo o curso da cambota de modo a otimizar a entrega de potência e binário, além do aumento de 7800 para 8800 rpm. Destaque também para a entrada de ar ao estilo dos Formula 3 situada na estrutura anticapotamento. A potência adicional está disponível mais rapidamente graças a um acelerador “drive by wire”. Anuncia 0-100 km/h em 2,5 segundos e uma velocidade máxima de 274 km/h.

O Mono R é 25 kg mais leve face ao modelo normal, totalizando apenas 555 kg. O que faz com que tenha 612 kg/tonelada ou 136 cv/litro – um recorde num modelo de estrada com motor naturalmente aspirado. Para obter esse resultado, foram utilizados painéis em fibra de carbono com grafeno (44 ao todo) e peças concebidas através de impressão 3D utilizando polímeros de alta performance. O chassis e componentes da transmissão são feitos em magnésio, o piso é carbono e titânio, e os travões são carbocerâmicos. Os pneus são Pirelli Trofeo R especialmente desenvolvidos para este modelo. De modo a beneficiar a experiência de condução, a BAC alterou a geometria de suspensão, de forma a suavizar as travagens. O novo modelo estreia ainda amortecedores com dois níveis de ajuste da Ohlins. O centro de gravidade foi melhorado com a integração de um depósito de combustível maior mais colocado numa posição mais baixa e com a mudança do sítio da bateria. Todos estes melhoramentos permitem reduzir as distâncias de travagem e transferência de peso, ajudando a um comportamento mais eficaz, melhorando a capacidade de rotação no apex e melhor tração em curva. As dimensões do carro foram também ligeiramente modificadas: com mais 25 mm de comprimento e mais 20 mm de altura.

Esta é a primeira vez que o construtor de Liverpool conta com dois produtos no seu portefólio.

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