Porsche estreia elétrico Taycan com 761 cv

Porsche Taycan View Gallery 18 photos

A berlina de quatro portas chega em janeiro e já há preços para Portugal.

A Porsche revelou hoje ao mundo o novo Taycan, o seu primeiro carro elétrico. A resposta europeia ao Tesla Model S, que será revelada ao grande público na próxima semana no Salão de Frankfurt, já está disponível para encomenda, sendo que as primeiras unidades têm chegada prevista para o arranque do próximo ano. As versões à disposição são o Taycan Turbo com 618 cv (680 cv em overboost) e o Taycan Turbo S com 761 cv e 1050 Nm em overboost, com preços desde 158.221 euros e 192.661 euros, respetivamente. Apesar das suas 2,2 toneladas de peso, o Turbo anuncia 0-100 km/h em 3 segundos, com ajuda do Launch Control, enquanto o Turbo S necessita de apenas 2,6 segundos. A velocidade máxima de ambas as versões está limitada a 260 km/h. As versões menos potentes do Taycan serão reveladas até ao final do ano. A derivação de carroçaria Cross Turismo será lançada no final de 2020.

O Taycan tem 4963 mm de comprimento, 1966 mm de largura e 2900 mm de distância entre eixos. A distribuição de peso é de 49:51. A nova berlina elétrica de quatro portas tem um coeficiente aerodinâmico de 0.22 e um chassis com um sistema de sincronização em tempo real, incluindo a suspensão pneumática adaptativa, que permite rebaixar o carro em 22 mm. Em opção, existe um sistema de controlo estabilidade eletromecânico PDCC Sport com PTV Plus. À escolha existem os modos de condução Normal, Sport, Sport Plus e Range, além do personalizável Individual. O Taycan conta com uma caixa de duas velocidades instalada no eixo traseiro, com a primeira focada na aceleração e a segunda a operar uma relação mais longa para garantir mais eficiência. O sistema elétrico do Taycan é apoiado numa arquitetura de 800V e numa bateria de iões de lítio com 93,4 kWh de capacidade. Segundo a marca alemã, carrega o equivalente a 100 km de autonomia em 5 minutos com recurso a uma tomada de 270 kW. Com uma de 150 kW carrega 80% em 36 minutos e com uma tomada de 240V a 9,6 kW necessita de 11 horas. A autonomia to Turbo é de 450 km e do Turbo S de 412 km.

A bordo, o Taycan está orientado para o condutor, com um painel de instrumentos de 16,8 polegadas, um ecrã central de 10,9 polegadas – havendo ainda um ecrã opcional para o passageiro da frente, com as mesmas dimensões. O de controlo da climatização, na consola central, tem 8,4 polegadas. Destaque ainda para o novo comando por voz Hey Porsche. Está previsto que tenha versões de quatro e cinco lugares. A bagageira tem 400 litros e há um compartimento de arrumação na dianteira com mais 82 litros de capacidade.

Deixe uma resposta

*