Sián é o Lamborghini mais potente de sempre

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Com 819 cv, o supercarro que será exibido na próxima semana no Salão de Frankfurt é o primeiro híbrido da marca.

A Lamborghini revelou o Sián, o seu primeiro híbrido e simultaneamente o seu modelo mais potente de sempre. O novo modelo, que estará debaixo dos holofotes do Salão de Frankfurt na próxima semana, é feito com base na plataforma do Aventador. Combina os préstimos de um motor V12 6.5 naturalmente aspirado com um sistema “micro-híbrido” para um débito total de 819 cv. O referido sistema recorre a um sistema elétrico de 48V, com um motor elétrico de 34 cv incorporado na caixa de velocidades a contribuir para uma melhor resposta e performance. A marca de Sant’Agata Bolognese diz que a ligação direta entre o motor elétrico e as rodas é uma configuração inédita num híbrido de baixa voltagem. Esse motor elétrico tem ainda a função de apoiar a resposta a baixos regimes, contribuindo para que o Sián possa efetuar marcha-atrás e manobras de estacionamento sem gastar combustível.

Outra novidade do Sián é a unidade de armazenamento de energia, que em vez que recorrer a uma bateria de iões de lítio utiliza um supercondensador. Além de ter o triplo da potência face a uma bateria com o peso equivalente, esta solução é também três vezes mais leve. Este supercondensador está posicionado entre as anteparas, algures entre o habitáculo e o motor, de modo a haver uma melhor distribuição de peso. O motor elétrico e supercondensador pesam 34 kg, o que permite que o Sián tenha uma relação peso/potência de 1 kg/cv – superior à do Aventador SVJ. O motor V12 recebeu novas válvulas de admissão feitas em titânio e passou a debitar 785 cv. A potência do conjunto, com 819 cv, permite acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 2,8 segundos e atingir uma velocidade máxima superior a 350 km/h. O sistema de travagem regenerativa desenvolvido pela Lamborghini aproveita o comportamento simétrico do supercondensador e carrega cada vez que é acionado o pedal do travão. A energia acumulada fica disponível imediatamente a velocidades até aos 130 km/h. O Sián é igualmente 1,2 mais rápido entre os 70 e os 120 km/h, comparativamente com o Aventador SVJ.

As linhas diagonais no capot, os seis farolins hexagonais e o túnel “periscópio” no tejadilho deste Sián são influenciados pelo Countach, já o lábio dianteiro inferior e os faróis em forma de Y aludem ao protótipo elétrico Terzo Millenio. A downforce desta nova criação da marca italiana foi otimizada pelas entradas de ar laterais proeminentes e pelo difusor dianteiro em carbono de grandes dimensões. A asa traseira opera apenas a velocidades elevadas e as palhetas de refrigeração ativas reagem apenas a altas temperaturas. Limitado a 63 unidades, em homenagem ao ano de fundação da Lamborghini, o Sián já está esgotado. Cada unidade é personalizada ao gosto do cliente.

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