Volvo XC40 elétrico estreia a 16 de outubro

Teaser do novo Volvo XC40 elétrico View Gallery 3 photos

Primeiro modelo “zero emissões” do construtor sueco promete ser um dos carros mais seguros de sempre.

A Volvo revelou mais alguns detalhes acerca daquele que será o seu primeiro modelo elétrico. Depois do híbrido plug-in, trata-se de uma nova derivação do SUV compacto XC40 e já tem data de estreia: 16 de outubro. Segundo a marca sueca, esta nova proposta “zero emissões” será uma das mais ricas no capítulo da segurança a envergar o símbolo da Volvo. A contribuir para isso está uma nova estrutura concebida para proteger os ocupantes do carro, que reforça sobretudo a secção dianteira do SUV depois de retirado o motor térmico. Aliás, para a elaboração desta versão elétrica foi totalmente redesenhada. As baterias colocadas no piso do carro, que permitem baixar o centro de gravidade do carro, são revestidas por uma célula de segurança em alumínio que promete manter-se intacta em caso de acidente. O módulo elétrico foi integrado na parte posterior da estrutura do carro, o que permite proteger ainda mais os ocupantes.

Outra das mais-valias do novo XC40 elétrico é a inclusão de uma tecnologia de condução autónoma mais evoluída. Desenvolvido pela Zunuity, um consórcio gerido pela Volvo em conjunto com a Veoneer, este sistema de segurança ativa modular integra vários radares, câmaras e sensores ultrassons. O sistema elétrico deste XC40 deverá ser similar ao do Polestar 2 mostrado no início deste ano, que é feito com base na mesma plataforma. Ou seja, uma bateria de 78 kWh composta por 27 módulos. O motor elétrico deverá proporcionar 408 cv e autonomia para 500 km WLTP.

Recorde-se que a Volvo anunciou em fevereiro do ano passado que a atual geração de modelos será a última com motores a combustão e que a próxima será exclusivamente composta por elétricos. Os suecos acreditam que mais de metade das suas vendas em 2025 serão de modelos elétricos.

Deixe um comentário

*