Aptera prepara elétrico que não precisa de tomada

Aptera Never Charge View Gallery 6 photos

O novo modelo Never Charge apoia-se em exclusivo em energia solar, garantindo até 64 km de autonomia por dia.

A Aptera Motors apresentou o Never Charge (nome provisório), um modelo elétrico feito para quem não gosta de utilizar tomadas de carregamento. Segundo o fabricante, este novo modelo “zero emissões” conta com um painel solar integrado na superfície da carroçaria que lhe permite carregar energia equivalente a 64 km por dia. Por falar em números, a start-up californiana estima que será possível percorrer com este carro cerca de 18 mil km apenas com recurso a energia solar fotovoltaica. Para já, tudo isto não passa de um projeto à espera do devido financiamento para a produção dos primeiros protótipos, mas já existe um desenho oficial de como será o Never Charge: um modelo de três rodas (duas à frente) e de linhas aerodinâmicas, o que juntamente com os painéis feitos em material compósito e a um sistema de travagem regenerativa contribui para um modelo com elevada eficiência.

O novo modelo tem 4440 mm de comprimento, 2240 mm de largura, 1360 mm de altura, 2770 mm de distância entre eixos e 815 kg de peso. A mala tem 700 litros de capacidade. Contará com três motores elétricos, um por roda, para uma potência combinada de 68 cv. Estará disponível na versão Standard, Long Range e Performance. O cliente poderá optar por baterias entre 40 e 100 kWh de capacidade. Este último promete uma autonomia máxima teórica para 1600 km. Será possível obter o equivalente a 320 km de autonomia em meia hora num ponto de carregamento a 50 kW. Anuncia uma velocidade máxima de 177 km/h e uma capacidade de aceleração de 0 a 100 km/h em três segundos na versão Performance (quatro nas restantes).

A marca, no entanto, está otimista e acredita que poderá vir a entregar as primeiras unidades no próximo ano. O preço base deve arrancar nos 30.900 euros para a versão de 40 kW e nos 53.700 euros na de 100 kW.

Deixe um comentário

*