Cord 812 Custom Beverly blindado vai a leilão

Cord 812 Custom Beverly blindado View Gallery 10 photos

Feito originalmente em 1937, exemplar único é considerado “amaldiçoado”.

A Barrett-Jackson Scottsdale vai leiloar em janeiro um modelo cheio de história, o único exemplar blindado de fábrica do Cord 812 Custom Beverly de 1937. Contudo, este carro especial, que poderá ser arrematado por cerca de 135 mil euros, é também considerado um carro “amaldiçoado”.

Pintado em prateado e com interior em azul, este exemplar blindado foi encomendado pelo governo do Louisiana (nos EUA) em 1935 para o senador Huey Long – um político controverso que tinha sido governador desse mesmo estado norte-americano. Por ironia do destino, ainda antes de receber o carro, Long foi assassinado em Baton Rouge. O Cord foi então enviado para a Guarda Costeira dos EUA, em concreto para as mãos de um oficial que também padeceu de morte prematura durante a II Guerra Mundial. Daí que o carro tenha ganho a fama de estar “amaldiçoado”. Nas décadas seguintes, o Cord esteve numa garagem até ter sido comprado pelo atual dono, o colecionador canadiano Gary Morgan, em 1989, que demorou vários anos a restaura-lo cuidadosamente, tendo gasto cerca de 50 mil euros no processo. E foi durante esse processo que recuperação do carro – pela mão da Morgan e da 360 Fabrication – que o dono descobriu o revestimento à prova de bala nas portas e nas costas dos bancos.

Além de ser o único Cord blindado da história, este é um de duas unidades do 812 feitos em 1937 com compartimento para pneus suplentes nos vãos dianteiros. Com motor V8, uma caixa manual de quatro velocidades e tração dianteira, o Cord 812 conseguia ultrapassar os 160 km/h. Este modelo tem 3,35 metros de distância entre eixos (mais 10 cm do que o modelo convencional), portas de abertura suicida e faróis escamoteáveis, que na verdade são faróis de aterragem de um avião modificados. A Cord construiu carros entre 1929 e 1937 em Auburn, nos EUA.

Deixe um comentário

*