Novo SUV elétrico BMW iX2 chega em 2021

BMW iX2 View Gallery 2 photos

Versão “zero emissões” do X2 deverá garantir mais de 300 km de autonomia.

Além do iX3, uma versão elétrica do X3, que chegará ao mercado em 2020, a BMW vai apostar num inédito iX2, baseado no X2 a partir de 2021. Este modelo será feito com base na plataforma de tração dianteira UKL, a mesma dos Mini e dos BMW X1, Série 1 e Série 2 Active Tourer. Em termos mecânicos, o iX2 partilhará praticamente todos os elementos, não só o sistema elétrico como ao nível do chassis, com o i1 (versão elétrica do novo Série 1) e do iX1 (com base no X1). Esteticamente, o iX2 terá elementos que o diferenciarão das versões com motor térmico, nomeadamente uma grelha fechada, jantes aerodinâmicas e alguns detalhes específicos no interior. O motor elétrico, que deverá ser o mesmo do i3, poderá passar a ter colocação no eixo dianteiro e a bateria deve superar a capacidade atual de 42,2 kWh, assegurando mais de 300 km de autonomia (WLTP).

Na segunda imagem, publicada pela Motor1, é possível ver um protótipo deste iX2 na Suécia envergando um autocolante “Electric Test Vehicle”. A “mula” de testes conta com duas zonas de abastecimento e ponteiras de escape, iguais ao X2 xDrive25e, versão híbrida plug-in.

A BMW tem um ambicioso plano de “eletrificação” da gama, prevendo lançar 25 novos modelos (entre híbridos, plug-in e puros elétricos) até 2023. Entre eles está a berlina i4 e o novo topo de gama iNext, previstos para 2021. O novo patrão da BMW, Oliver Zipse, prevê que os “eletrificados” vão representar um terço das vendas da marca bávara em 2025.

Deixe um comentário

*