Honda “reinventa” o volante em protótipo autónomo

Honda Augmented Driving Concept View Gallery 2 photos

O Augmented Driving Concept será apresentado no CES.

Desde 2015 que a Honda tem vindo a apostar num programa aberto, criado por si, com a designação Honda Xcelerator. Esta iniciativa procura colaborar com diferentes empreendedores a fim de criar novas soluções tecnológicas e negócios inovadores. Tendo em vista o CES 2020, a realizar-se de 7 a 10 de janeiro, a marca japonesa vem agora apresentar novos dispositivos e tecnologias, entre os quais o Augmented Driving Concept.

A marca com sede em Tóquio acredita que no futuro alguns condutores sentir-se-ão mais satisfeitos por estarem livres da tarefa de conduzir, enquanto que outros ainda continuarão a querer disfrutar do prazer da condução. De modo a satisfazer as necessidades de ambos, a Honda desenvolveu o Augmented Driving que se apresenta como um exemplo da transição de veículos convencionais para os autónomos. O volante será o componente mais importante, uma vez que permitirá controlar o veículo de novas formas. Exemplo disso é a sua utilização para controlar o acelerador ao empurrar e o travão ao puxar. Este protótipo possui oito modos de utilização que variam entre condução semiautónoma e condução completamente autónoma. A juntar a isso, existe um sistema que permite ler continuamente a intenção do condutor, o que ajuda o carro a operar uma transição suave entre os modos à disposição criando assim uma experiência de condução mais intuitiva.

A Honda aproveitará ainda a sua presença no certame de tecnologia norte-americano para apresentar outras soluções tecnológicas, nomeadamente um sistema de alerta de peões em cruzamentos sem visibilidade, um software que prevê a performance de um automóvel com base no design, um exosqueleto que auxilia os trabalhadores na linha de montagem e um sistema de controlo de qualidade por inteligência artificial.

Deixe um comentário

*