Neozelandeses vão fazer supercarro V10 de estrada

Rodin

Monolugar da Rodin terá 800 cv, cerca de 1 tonelada e performance ao nível de um F1.

A Rodin Cars, que se tornou conhecida pelo seu desenvolvimento de modelos de competição, confirmou à Piston Heads que está a preparar um supercarro de estrada com motor V10 naturalmente aspirado de 800 cv e com cerca de 1 tonelada. De modo a conseguir embarcar neste projeto de um carro “road legal”, a empresa “kiwi” juntou-se aos britânicos da Neil Brown Engineering, especialistas em modelos de competição. Desta colaboração resultará um novo motor 4.0 de injeção direta e com um sistema “mild hybrid”. O patrão da Rodin, o milionário australiano David Dicker, descreve o futuro modelo como um monolugar com base em fibra de carbono com performance equivalente ou superior a um carro de Fórmula 1. Segundo a Which Car, o projeto será conduzido com a ajuda do veterano do mundo da competição Graham Dale-Jones, que passou pela Ford e pela Cosworth.

Dicker (que foi piloto no Ferrari Challenge e que tem na sua coleção vários modelos clássicos de Fórmula 1) já financiou a projeto da Rodin de converter um “velho” Lotus T125, animado por um motor V8 de origem Cosworth, um modelo de pista que está disponível por mais de 700 mil euros. A sua empresa dispõe de duas pistas de testes e 15 funcionários que já começaram a trabalhar no novo supercarro de estrada. O objetivo, para já, é concluir uma versão de competição deste carro (na imagem), conhecido por FZero, nos próximos dois anos, antes de avançar em definitivo com a versão “street legal”. Na calha, está ainda uma versão totalmente elétrica. Os números adiantados por Dicker são prometedores: um pico máximo de potência às 10.000 rpm. O modelo terá um baixo centro de gravidade e uma caixa sequencial de oito velocidades da Ricardo. Estão ainda previstas várias medidas para fazer um modelo o mais leve possível, com a inclusão de jantes em fibra de carbono e suspensão em titânio, a que se juntam elementos aerodinâmicos ativos.

O objetivo da Rodin, quando estiver a “todo o vapor” com este projeto, é produzir cerca de 50 unidades por ano (entre modelos de estrada e de competição).

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