Peugeot prepara 308 “eletrificado”

Sucessor do atual Peugeot 308 será apresentado em 2020

Além do híbrido plug-in previsto para 2020, na nova geração do pequeno familiar de Sochaux poderá ser aposta uma versão 100% elétrica.

A Peugeot vai lançar a nova geração do 308 no próximo ano. Segundo adiantou o CEO da marca francesa à Automotive News, o pequeno familiar enveredará pela “eletrificação”. O novo modelo, que será concebido com base na plataforma modula EMP2, a mesma do 508 e do 3008, deverá ter um híbrido com as mesmas caraterísticas dos seus “irmãos” de gama, juntando um motor 1.6 Puretech a gasolina com 180 cv com um motor elétrico para um débito total de 225 ou 300 cv. O homem-forte da Peugeot justifica a escolha com o facto de o 308 híbrido ter um preço igual ao Diesel de 180 cv com caixa automática, com a vantagem de baixar as emissões de CO2 na norma WLTP.

A versão mais potente do 308 receberá o selo Sport Engineered (cujo primeiro exemplo poderá ser visto no 508 Sport Engineered, com dois motores elétricos e 360 cv, a lançar em outubro), para um substituto espiritual do 308 GTi.

Imperato deixou também em aberto ao longo do ciclo de produto para a aposta numa versão “zero emissões” do 308. A boa recetividade ao novo utilitário e-208, que segundo a Peugeot representa 12% das encomendas na nova geração, abre boas perspetivas novas versões elétricas. A tecnologia do 308 elétrico será diferente, devendo ser escolha um pack de baterias maior de modo a proporcionar uma autonomia superior.

Em sentido contrário, à luz dos números mais recentes, o Diesel tenderá a desaparecer nos próximos anos. Na Peugeot, o mix de vendas dos carros a gasóleo caiu de 43% em 2018 para 41% este ano. Segundo o responsável máximo da marca de Sochaux, “depois da implementação da norma Euro 7, acho que o Diesel morrerá, mas se a procura persistir, teremos de estar presentes”.

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