SUV coupé chinês tem 544 cv e 615 km de autonomia

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Concorrente do Audi e-tron Sportback, o Nio EC6 terá baterias de 100 kWh.

Fundada em 2014, a Nio tem vindo a dar-se a conhecer ao mundo sobretudo pelo superdesportivo EP9 e pelo seu envolvimento da Fórmula E. O construtor sediado em Xangai tem vindo nos últimos tempos a apresentar uma linha de modelos elétricos mais convencionais. A aposta mais recente é o EC6, um SUV de cinco lugares de formato coupé que vem concorrer diretamente com o Audi e-tron Sportback, entre outros. Este novo EC6 é um “irmão” próximo do ES6, uma proposta para rivalizar com o Tesla Model Y. As primeiras unidades estarão disponíveis no mercado chinês em setembro. Os preços só serão revelados em julho.

O EC6 conta com um coeficiente aerodinâmico de 0.27 e um tejadilho em vidro com 2,1 m2. Estará disponível em dois formatos: o nível base e o Performance. Este último dispõe de um motor dianteiro de 217 cv e outro de 326 cv atrás. No caso do EC6, permite-lha anunciar até 615 km de autonomia. Em termos de prestações, o modelo de 544 cv anuncia 0-100 km/h em 4,7 segundos. O SUV estreará uma nova bateria com 100 kWh de capacidade, que também ficará disponível na mesma altura no ES8 (um SUV de sete lugares que está disponível atualmente com baterias de 70 e 84 kWh). Estas baterias têm a particularidade de poderem ser substituídas com facilidade de forma automatizada em postos ao estilo de uma lavagem automática instalados em áreas de serviço localizadas nalgumas das principais autoestradas na China.

Para já, a Nio comercializa os seus carros apenas na China, embora preveja abranger a sua atividade para a Europa e aos EUA. A empresa que é conhecida por muitos como a Tesla chinesa diz que entregou 4799 unidades no terceiro trimestre de 2019, garantindo 217 milhões de euros – um crescimento de 22,5% face ao trimestre anterior. Apesar desta progressão, a Nio regista um prejuízo de 316 milhões de euros. As perdas financeiras caíram ainda assim 10,3% face ao mesmo período do ano anterior.

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