Fiat 500 e Panda ganham versões híbridas

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Novo sistema “mild hybrid” formado por um motor de três cilindros atmosférico anuncia uma redução de emissões de CO2 até 30%.

A Fiat mostrou as novas versões “mild hybrid” dos modelos 500 e Panda, que chegarão ao mercado em março. Estas novas motorizações são feitas com base no novo motor 1.0 de três cilindros atmosférico da família Firefly (que substitui o 1.2 de quatro cilindros), incorporando um gerador/motor de arranque de 12V e uma bateria de iões de lítio de 11 Ah, para um total de 70 cv e 92 Nm. Neste novo sistema híbrido o bloco está colocado numa posição 45 mm mais baixa no compartimento do motor, o que ajuda a melhorar o comportamento, de acordo com a Fiat. Esta dupla de modelos “mild hybrid” anuncia emissões de CO2 30% mais baixas. Além disso, estas versões estreiam uma caixa manual de seis velocidades que permite baixar os consumos em autoestrada.

O fabricante de Turim diz que este sistema permite desligar o motor a combustão a velocidades abaixo dos 30 km/h, em ponto morto. Em modo “coasting”, a bateria permite o funcionamento de todas as funções auxiliares. Este sistema híbrido sem necessidade de carregar numa tomada elétrica permite armazenar energia durante a travagem e desacelerações. Esta energia fica acumulada nas baterias que servem para o arranque do carro e auxiliar nas acelerações.

Visualmente, os primeiros híbridos da Fiat distinguem-se sobretudo pelos logótipos específicos e pela nova cor exterior Dewdrop Green. Existirão edições de lançamento com revestimentos em tecido feitos a partir de plástico reciclado – sendo que 10% deste é recolhido do mar.

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