Porsche 911 Turbo de 1976 já percorreu 1,2 milhões de km

Porsche 911 Turbo de 1976 View Gallery 5 photos

Modelo da geração 930 produzido em 1976 é utilizado por canadiano no seu dia-a-dia.

Não é todos os dias que se encontra um carro a ultrapassar a barreira de um milhão de quilómetros no odómetro. Muito menos um Porsche 911 Turbo – apesar de serem modelos conhecidos pela sua durabilidade e fiabilidade. O exemplar em questão é propriedade de Bill MacEachern, um canadiano de raízes escocesas que ganha a vida na limpeza de alcatifas até aos dias de hoje. Contudo, em vez de simplesmente manter o desportivo fechado numa garagem à espera que valorize ou de o utilizar apenas aos fins de semana o canadiano utiliza-o quase numa base diária há 44 anos a visitar clientes sobretudo de costa a costa nos EUA, da Flórida à Califórnia, e não só. Onde MacEachern fez grande parte das suas primeiras grandes tiradas foi sobretudo em peregrinações pelo Norte da América a fora para assistir e participar em corridas de clássicos em pistas famosas. Se as viagens até Watkins Glen ou a Lime Rock, no nordeste dos EUA, implicavam deslocações de apenas 400 e 700 km, respetivamente, um salto até Road Atlanta (na Geórgia) já obrigava a 1500 km de viagem. Já para não falar de 2200 km até Sebring ou 2300 km até West Palm Beach na Flórida. Só as cinco participações no Monterey Historic Races, na Califórnia, implicaram cerca de 44 mil km. Isto significa que as rotinas de MacEachern e do seu Porsche, quer em trabalho quer em lazer, permitiram-lhe acumular 1 milhão e 253.584 km no odómetro.

Este 350º exemplar construído do 911 930 pintado em azul escuro Midnight Blue e tem interiores em couro castanho não está isento de peripécias. Por exemplo, durante a viagem entre Monterey (Califórnia) partiu um tensor do sistema de refrigeração do motor. Em 2009, o carro este envolvido num acidente com um SUV, que obrigou a uma reparação da traseira e de componentes da suspensão. Mas nada impediu que em 2012 este 911 Turbo ultrapassasse a barreira mágica de 1 milhão de quilómetros. O motor deste 930 é um 3 litros boxer com 260 cv, associado a uma caixa manual de quatro velocidades, que garante a este modelo de tração traseira e com diferencial autoblocante traseiro anunciar 0-100 km/h em 5,5 segundos.

O próximo objetivo de MacEachern é suplantar a barreira de 1 milhão de milhas 1,61 milhões de km, com o carro que atualmente já está em nome do seu filho.

Ver vídeo a partir do minuto 7:30:

Deixe um comentário

*