Novo Subaru WRX STI terá motor 2.4 turbo com 400 cv

Subaru Viziv Performance Concept

Berlina desportiva nipónica contará com “genes” da Toyota e será lançada em 2021.

A Subaru vai lançar o novo WRX STI no próximo ano. Segundo a Forbes, este modelo de topo vai receber o novo motor 2.4 de quatro cilindros boxer turbo FA24 a debitar 400 cv e 490 Nm de binário máximo, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades. Trata-se do mesmo motor que já está presente nos modelos Legacy, Outback e Ascent (embora com 260 cv). O motor do novo WRX STI (um potencial concorrente do Mercedes-AMG A45) contará com uma cambota reforçada, pistões modificados e uma ECU otimizada. Junta a isso, um sistema de travagem reforçado. Estima-se que com estas caraterísticas, a berlina desportiva nipónica deverá anunciar 0-100 km/h na casa dos 4 segundos.

Visualmente, o WRX STI será uma evolução dos protótipos Viziv Performance revelado no Salão de Tóquio de 2017 e do Viziv Performance STI Concept que foi mostrado uns meses antes. Espera-se, portanto, um modelo com linhas mais musculadas e uma silhueta mais próxima de um coupé, com cavas das rodas pronunciadas, vãos encurtados, elementos em carbono e com o já tradicional spoiler traseiro. Na frente, haverá certamente um avental pronunciado, capot com vincos e entrada de ar e faróis em LED de formato afilado. É possível que o novo modelo seja construído com base numa plataforma da Toyota e que o sistema de tração integral permanente seja desenvolvido em conjunto pelas duas marcas nipónicas.

Recorde-se que o WRX STI foi descontinuado no final de 2018 na Europa devido às restrições de emissões de CO2. Apesar disso, o modelo continuou em comercialização e com sucesso noutros mercados – tendo inclusivamente sido atualizado com o motor 2.5 boxer EJ25 a receber 300 cv. Houve também uma edição limitada S209 com mesmo motor a chegar aos 345 cv.

Deixe um comentário

*