Alfa Romeo TZ3 Stradale vai a leilão

Alfa Romeo TZ3 Stradale Zagato View Gallery 5 photos

Com apenas 9 exemplares produzidos, este modelo com chassis e motor do Dodge Viper foi construído para celebrar o centenário da marca italiana.

A Alfa Romeo tem o hábito de criar versões especiais com a produção limitada quando celebra os seus aniversários, exemplo disso é a dupla de modelos desportivos Giulia GTA e GTAm recentemente apresentada. Tal como estes, também o Alfa Romeo TZ3 Stradale foi construído para celebrar uma data especial, o 100º aniversário do construtor italiano. Com apenas 9 unidades produzidas, eis que agora surge um exemplar que vai a leilão.

O modelo em questão é a versão de estrada do TZ3, daí a designação “Stradale”, e foi desenhado por Norihiko Harada que pertence à casa de design Zagato. Apesar de aparentar ser um verdadeiro Alfa Romeo, o chassis e o motor são provenientes de um Dodge Viper ACR-X. Assim sendo, o motor é um enorme V10 naturalmente aspirado de 8.4 litros a debitar 610 cv de potência e 760 Nm de binário. Toda esta potência é transmitida exclusivamente às rodas traseiras através de uma caixa manual de seis velocidades produzida pela Tremec. Visualmente, este TZ3 Stradale é tipicamente Alfa Romeo com a tradicional grelha num formato triângulo na frente, umas jantes com o design inspirado em anteriores modelos e ainda umas óticas traseiras aproveitadas do 8C Competizione. Já o interior, é praticamente retirado de um Viper, mas tem alguns pormenores exclusivos que o diferenciam, como os bancos em pele e os emblemas da marca italiana.

Apesar de não ser um dos modelos mais aclamados pelos “Alfisti”, a verdade é que o TZ3 Stradale é um marco para a Alfa Romeo. Este exemplar percorreu apenas 338 quilómetros desde que saiu de fábrica e vai ser leiloado pela RM Sotheby’s no Indiana, EUA, num evento com data marcada para maio (ainda não foi adiado, mas não nos surpreenderia se fosse). O seu preço está disponível apenas sob consulta.

Deixe um comentário

*