Dodge WC-57 que pertenceu ao General Patton vai a leilão

Dodge WC-57 Command Car View Gallery 16 photos

O modelo foi utilizado na Segunda Guerra Mundial e foi transformado de acordo com indicações especificas do General.

Em tempos de guerra alguns construtores de automóveis conseguiram adaptar-se às circunstâncias. A construção de um avião de caça por parte da Mitsubishi, o A6M Zero, a adaptação de uma fábrica da Ford para construir um avião bombardeiro, o B-24 Liberator, ou a produção do Dodge WC-57 Command Car são alguns exemplos disso. Eis que agora, surge em leilão um dos exemplares mais importantes desse mesmo histórico 4×4 americano.

Estamos a falar do Dodge WC-57 Command Car que transportou o icónico General George S. Patton na fase final da Segunda Guerra Mundial. Apesar de ter origem americana, em 1944 o modelo foi modificado em Inglaterra segundo as orientações dadas pelo General que ficou conhecido entre outros pelo cognome “Bandito”. As transformações na viatura incluíram proteções frontais e traseiras especificas, sirenes feitas à medida e bandeiras em metal. Para além disso, vinha equipado uma metralhadora Browning de calibre .30 que ainda hoje se encontra instalada.

Este Dodge, que carrega uma imensa importância histórica, possui um motor de seis cilindros em linha com 2.3 litros de cilindrada. O WC-57 foi restaurado recentemente e vai agora a leilão que será realizado pela Worldwide Auctioneers no Indiana, EUA, entre 11 e 14 de junho – isto se o evento não for adiado devido ao Covid-19. Ainda não foi revelado o valor base de licitação, mas dada a sua ligação a uma das maiores personagens da Segunda Guerra Mundial, estima-se que deva atingir valores astronómicos.

1 Comment

Deixe uma resposta

*