Patentes mostram novo hipercarro da Porsche

Patente de novo hipercarro da Porsche View Gallery 8 photos

Em causa poderá estar o sucessor do 918 Spyder, em lançar em 2022.

A Porsche lançou o seu último hipercarro em 2013. O 918 Spyder teve uma produção limitada a 918 unidades, tendo sido descontinuado em 2015. Desde essa altura que se vem especulando acerca de qual será o seu sucessor no topo da gama da marca de Zuffenhausen. Aparentemente, as imagens de uma patente agora registada mostram finalmente como será o próximo hipercarro da Porsche. As imagens remetem para o 917 Concept revelado há pouco mais de um ano em jeito de homenagem ao lendário modelo de competição que brilhou nas 24 Horas de Le Mans. Aliás, ao que tudo indica, este projeto de um novo hipercarro de estrada servirá de base para um modelo que competirá na nova categoria de hipercarros do mundial de resistência em 2022.

Nesse caso, será preciso acelerar o processo de desenvolvimento do novo modelo de estrada, para já ainda sem nome conhecido, uma vez que os dados iniciais davam conta que só estaria pronto em 2025! Além do sempre aliciante regresso à glória em Le Sarthe, outro objetivo que estará certamente na cabeça dos homens da Porsche é bater o recorde do circuito de Nürburgring, atualmente na posse do McLaren P1 LM, com 6 minutos e 30 segundos – que roubou precisamente o título do carro de estrada mais rápido ao Porsche 918 Spyder.

O sucessor do 918 Spyder será um híbrido de série limitada, cujo motor poderá ser um V6 ou um V8, acompanhado de um três ou quatro motores elétricos. O bocal de abastecimento do lado esquerdo e o ponto de carga do lado direito indicam que será um plug-in, com um sistema provavelmente derivado do 918 Spyder. A configuração mostra um modelo de formato aerodinâmico e musculado, com uma cabine pequena e um para-brisas envolvente. Aliás, o novo bólide aparenta ter apenas um lugar central na dianteira, com um extintor perto do joelho do condutor (indicando que estes desenhos são relativos ao modelo de corridas), e o do passageiro mais recuado. Nas imagens é possível ver uma barra transversal interna, supostamente sustentando o tablier e o sistema de infotainment. Na frente muito curta há um grupo ótico formado por cinco luzes em LED, tipicamente Porsche. Na traseira, este modelo que deverá ter portas com abertura asa de gaivota ostenta uma entrada de ar de grandes dimensões para o motor e um rotor horizontal a forçar o ar a dirigir-se para os radiadores. Ainda no que toca à aerodinâmica, destaque para as saídas de ar sobre as rodas traseira e no capot. No eixo dianteiro, é possível observar que a carroçaria tem um formato que expõe parte das rodas. Por fim, há um grande difusor na parte inferior e ponteiras de escape em forma de boomerang. As patentes valem o que valem, sendo que muito pode mudar até ao modelo final.

Deixe um comentário

*