Nova Audi A3 Limousine é do tamanho do A4 original

Audi A3 Limousine View Gallery 13 photos

Versão de três volumes promete suspensão mais refinada e direção mais precisa.

Semanas depois de apresentar a nova geração do A3 Sportback, a Audi revelou a versão Limousine – cuja chegada a Portugal deverá acontecer em julho. Além do caraterístico formato de três volumes, a segunda geração da berlina assume linhas que a aproximam de um coupé de quatro portas. Apontada sobretudo a mercados-chave como o chinês, por exemplo, esta derivação de carroçaria pretende concorrer com o Mercedes-Benz Classe A Limousine ou com o BMW Série 2 Gran Coupé. A nova A3 Limousine é 40 mm mais comprida, 20 mm mais larga e 10 mm mais alta do que antes, o que permite ganhar mais 2 cm em altura na dianteira e mais espaço para os ombros dos ocupantes. Isto significa que é 150 mm mais comprida face ao hatchback A3 Sportback. No fim de contas, fica a apenas 20 mm do A4 original (B5, lançado em 1994), embora a nova A3 Limousine seja mais larga. A bagageira manteve os 425 litros de capacidade. O modelo é feito a partir da mais recente evolução, mais leve e mais rígida, da plataforma modular MQB – a mesma do VW Golf 8. A componente aerodinâmica foi trabalhada, com a inclusão de uma traseira mais alta e de um difusor, o que lhe possibilitou alcançar 0,25 de coeficiente aerodinâmico (0,04 melhor do que antes). Para complementar esse aspeto, existe ainda uma entrada de ar com cortina elétrica atrás da grelha.

A gama de motores desta Limousine é replicada do A3 Sportback, sendo formada pelo 35 TFSI MHEV de 150 cv, uma versão “mild hybrid” associada em exclusivo a uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades S tronic. Este sistema tem a capacidade de recuperar até 16 cv durante desacelerações, apoiando também o motor com até 50 Nm nas recuperações, além de permitir desligar o motor até 40 segundos em “coasting”. Promete uma melhoria dos consumos até 10% (cerca de 0,7 l/100 km, segundo a marca) e emissões de CO2 de 107 g/km. Existe ainda uma opção de acesso a gasolina 35 TFSI “não híbrida” com os mesmos 150 cv e caixa manual de seis velocidades e uma versão Diesel 35 TDI 2.0 com 150 cv e caixa S tronic. Mais tarde estão previstas as opções 2.0 TDI de 116 cv e o 30 TFSI com um 1.0 de três cilindros turbo a gasolina a debitar 116 cv – sendo que esta última versão também terá uma versão “mild hybrid” com caixa S tronic. Na calha estão ainda duas derivações híbridas plug-in. Os desportivos S3 Limousine com 2.0 TFSI de 310 cv e a RS3 Limousine com um 2.5 TFSI de cinco cilindros turbo de 400 cv também estão em agenda. Dinamicamente, o construtor promete um comportamento mais desportivo e com uma direção mais precisa, face ao modelo anterior. Existe ainda em opção uma suspensão desportiva e outra com amortecimento adaptativo, que promete favorecer o refinamento com um rolamento mais confortável e um comportamento mais ágil.

Por fora, a nova geração ganha novas luzes diurnas digitais formadas com até 15 LED, com alguns níveis de equipamento a permitirem uma assinatura luminosa diferente. Contudo, as mudanças mais evidentes nesta A3 Limousine estão no interior. Tal como sucedeu com o Sportback, grande parte dos comandos físicos desaparecem na A3 Limousine, assim como o comando rotativo na consola central. Há um novo punho da caixa de velocidades com contorno em preto brilhante e uma consola central minimalista com apenas o comando do volume. Tudo é comandado através do painel de instrumentos digital de série com ecrã de 10,25 polegadas (com opção de 12,3”) conjugado com o ecrã central tátil de 10,1” que está orientado na direção do condutor. Por baixo deste último surgem os comandos da climatização. O sistema de infotainment MMI de terceira geração promete ser dez vezes mais rápido a processar a informação face ao antecessor. Conta com seis perfis de utilizador, wi-fi hotspot, informação de trânsito em tempo real e novos comandos por voz. Além disso, é compatível com Apple Carplay e Android Auto. Em breve, também incorporará o assistente Alexa da Amazon.

Deixe uma resposta

*