Protótipo Maserati MC20 homenageia Stirling Moss

Maserati MC20 protótipo View Gallery 5 photos

Decoração específica remete para o Eldorado com que o piloto britânico deu a primeira vitória na F1 à marca italiana.

A Maserati decidiu assinalar o recente falecimento de Sir Stirling Moss com uma decoração específica do protótipo do seu próximo modelo desportivo, o MC20. O esquema de cores único do modelo ainda camuflado remete para o histórico Eldorado – nome pelo qual ficou conhecido o monolugar fez a sua primeira corrida com Moss ao volante, no circuito de Monza em 1958. O esquema de cores foi mostrado hoje, 13 maio, porque foi nesse dia em 1956 que Moss venceu o Grande Prémio do Mónaco aos comandos de um Maserati 250F – o qual descreveu como sendo o seu “preferido”. Moss, que é considerado um dos nomes maiores da Fórmula 1 apesar de nunca ter conseguido um título mundial, guiou ainda outros carros importantes da marca italiana tais como o Tipo 60 Birdcage, Tipo 61 ou o 300 S.

A marca italiana diz que a escolha do MC20 para envergar as cores inspiradas no modelo de Moss não é inocente, uma vez que este modelo desportivo será utilizado no regresso da Maserati à competição automóvel – sendo uma espécie de sucessor do hipercarro de GTs MC12 (o último carro da marca a utilizar a sigla Maserati Corse).

Para já, sabe-se que o novo MC20, cuja revelação está prevista até ao final do ano, utilizará um “novo motor inteiramente desenvolvido e construído pela Maserati” – que será o primeiro de uma nova família de propulsores em processo de desenvolvimento. O novo coupé deve surgir com um sistema híbrido com base num V6 3.6 biturbo com um superior a 600 cv, acoplado a uma caixa de dupla embraiagem de oito velocidades. Está ainda na calha, para mais tarde, uma derivação elétrica.

Deixe uma resposta

*