ESP foi lançado há 25 anos

ESP foi lançado há 25 anos

O sistema desenvolvido pela Bosch equipa a maior parte dos veículos atuais e já contribuiu para salvar milhares de vidas.

A história do automóvel está repleta de invenções que procuraram garantir a segurança dos veículos, mas nenhuma foi tão marcante para os modelos atuais como o ESP. Batizado com a designação “Electronic Stability Program”, o sistema desenvolvido pela Bosch foi o responsável por articular diversas tecnologias, como o sistema anti-bloqueio de travões (ABS) e o controlo de tração (TCS), com o objetivo de manter a estabilidade do veículo.

Este controlo de estabilidade foi instalado num automóvel pela primeira vez em 1995 e, desde aí, foi disseminado de forma surpreendente. O primeiro modelo a integrar o ESP foi o Mercedes-Benz Classe S, mas estima-se que 82% dos veículos que circulam atualmente nas estradas já utilizem esta tecnologia. Os números revelados pelos responsáveis da Bosch acentuam ainda mais a sua expansão: são 250 milhões de sistemas ESP produzidos até aos dias de hoje.

O programa consegue detetar o momento em que o automóvel começa a perder tração, calcula instantaneamente como deve reagir e atua através de outros sistemas. Graças a isso, o ESP já é considerado, a par com os cintos de segurança e os airbags, um dos instrumentos fundamentais para salvar a vida dos ocupantes de uma viatura. Os investigadores calculam que, só na Europa, o sistema já conseguiu salvar cerca de 15 mil vidas.

Deixe um comentário

*