Alfa Romeo prepara SUV elétrico para 2022

Alfa Romeo Tonale Concept

Modelo de formato similar ao do Audi Q2 será feito com plataforma e motor da PSA.

A Alfa Romeo vai avançar com um terceiro SUV para a sua gama. Depois do Stelvio e do híbrido plug-in Tonale (previsto apenas para o próximo ano), a marca italiana está a preparar para 2022 o seu primeiro SUV 100% elétrico. Segundo a Autocar, o modelo ainda sem nome será um concorrente direto de outros SUV premium do segmento B de formato coupé como o Audi Q2. Este novo mini-SUV “zero emissões” será fundamental para aumentar as vendas, mas também para recuperar terreno na redução da média de emissões de CO2 na gama.

Para o efeito, o novo modelo recorrerá a motores e plataforma de origem PSA, a e-CMP (utilizada, por exemplo, no DS3 Crossback, Peugeot e-2008 e no próximo Opel Mokka). De acordo com uma fonte da marca, o novo SUV não terá um estilo alinhado com o Tonale (na imagem ainda em formato concept) – cujo hardware será partilhado com o Jeep Renegade. Se no caso dos modelos PSA, há um único motor dianteiro de 136 cv e uma bateria de 50 kWh que assegura mais de 300 km de autonomia (WLTP), no SUV italiano a abordagem será diferente – pois beneficiará de evoluções mais recentes da tecnologia elétrica e terá maior foco na “performance”.

A marca italiana estima que os seus dois novos SUV contribuirão para vendas anuais de 400 mil unidades. Apesar das vendas globais de 2019 ainda não terem sido divulgadas, a Alfa Romeo deverá ter vendido perto de 55 mil carros na Europa – o que equivale a uma quebra superior a 50% face ao ano anterior.

Deixe um comentário

*