Mercedes-AMG mostra novo turbo elétrico

Mercedes mostra novo turbo elétrico View Gallery 8 photos

Tecnologia inspirada na F1 promete acabar com o “turbo-lag”.

A próxima geração de modelos Mercedes-AMG vai incorporar um turbocompressor de gases de escape com acionamento elétrico, cuja tecnologia foi desenvolvida inicialmente pela equipada de Fórmula 1. Segundo a divisão desportiva da marca de Estugarda, o novo sistema desenvolvido em parceria com a Garrett Motion combina a resposta rápida de um turbocompressor pequeno com um turbocompressor de grandes dimensões com a performance a altos regimes típica dos turbos de grandes dimensões. Para o efeito, neste novo sistema de sobrealimentação há um pequeno motor elétrico (com cerca de 4 cm) integrado diretamente no veio entre a turbina do lado do escape e a turbina do compressor do lado da admissão de ar.

O supracitado mini-motor elétrico controlado eletronicamente aciona o veio do compressor antes do turbocompressor receber os gases de escape na turbina. A eletrificação do turbocompressor melhora significativamente a rapidez de resposta desde o ralenti até à rotação máxima do motor. Trocando por miúdos, elimina de forma instantânea o atraso de resposta do turbo.

A eletrificação do turbo ajuda também a disponibilizar um binário mais elevado a velocidades mais baixas do motor, otimizando a capacidade de aceleração logo desde o arranque.

O fluxo de ar ideal é garantido pelo turbocompressor, pois pode atingir até 170.000 rpm. O sistema pode ser acionado através de um sistema elétrico de 48V.

O novo turbo elétrico, que possui um funcionamento diferente do que é utilizado nos modelos 53 com motor 3.0 de seis cilindros, substituirá o turbo atualmente utilizado pela Mercedes-AMG nos modelos animados por motor 2.0 de quatro cilindros e por V8 4.0. É possível que o novo turbo elétrico possa estrear no AMG GT 73 ou no Black Series.

Deixe um comentário

*