WM pretende voltar a fazer icónico P70 de Le Mans

WM P70 View Gallery 10 photos

A associação que preserva a história da equipa francesa está a pedir ajuda para reconstruir o modelo de competição.

Para qualquer amante das 24 Horas de Le Mans, a sigla WM é imediatamente reconhecida por ter sido a equipa que construiu o modelo mais veloz de sempre na reta das Hunaudières, o P88. Eis que agora, o departamento histórico da equipa francesa fundada por Gérard Welter e Michel Meunier, antigos engenheiros da Peugeot, está a estudar a possibilidade de reconstruir outro protótipo de competição, o P70.

Inicialmente desenvolvido em 1970, o modelo assumiu a primeira participação da WM na mítica corrida de resistência. Com um chassis estilo monocoque em aço e uma carroçaria feita através de materiais compósitos, o P70 assumia um perfil muito baixo com o motor colocado em posição central atrás do condutor. Uma vez que os fundadores eram ex-funcionários de Peugeot, foram utilizados vários componentes oriundos do construtor com sede em Sochaux. É o caso das óticas frontais provenientes do 504 Coupé ou o motor do 304 afinado especialmente por Meunier que instalou carburadores Weber, pistões Demolin e uma nova árvore de cames. Todo esse engenho resultava num peso impressionante que acusava somente 505 kg na balança.

Cinquenta anos depois, uma associação que preserva a memória da WM, a WM Historique, tem planos para voltar a produzir o P70 com a ajuda de quem possuir o devido conhecimento e se queira voluntariar. Para tal, é solicitado o contacto através do email: “contact@wmhistor.fr”.

Deixe uma resposta

*