Shelby GT350R de Ken Miles é o Mustang mais caro de sempre

Shelby GT350R View Gallery 3 photos

O protótipo apelidado de “Flying Mustang” superou em leilão o valor do “Bullitt”.

O Shelby GT350R tornou-se na passada sexta-feira no Mustang mais caro de sempre, ao ser arrematado por 3,36 milhões de euros (3,85 milhões de dólares) num leilão organizado pela Mecum Auctions (em Indianápolis, EUA). Desta forma, o primeiro de dois protótipos fabricados do Shelby GT350R em 1965, bateu o valor do Mustang GT 390 (arrematado por 3 milhões de euros em janeiro deste ano) utilizado na rodagem do filme “Bullitt”. Esta unidade do Shelby GT350R, também conhecido por GT350 Competition, começou a sua carreira a 14 de fevereiro de 1965 em Green Valley Raceway, num evento SCCA para modelos de produção, com Ken Miles ao volante. Além de ganhar a corrida (a primeira de sempre para um Mustang), o mítico piloto conseguiu a certa altura a proeza de levantar as quatro rodas do solo – algo que valeu ao carro a alcunha eterna de “Flying Mustang”. O carro com o número de chassis #5R002 passou ainda nesse ano pela mão de outros notáveis pilotos como Bob Bondurant, Chuck Cantwell, Peter Brock, Jerry Titus e até de Carroll Shelby – que conseguiram, ao todo, dez triunfos com o carro em 1965.

Face ao modelo de produção, este GT350R tinha uma suspensão com uma afinação específica, alterações no motor V8 da Ford, melhorias no sistema de arrefecimento, painéis em fibra de vidro e vidros em Plexiglass. O interior foi adaptado para as corridas e inclui uma roll-cage. Shelby acabou por vender o carro em 1966 por 4 mil dólares ao engenheiro da Ford Performance, Bill Clawson, que continuou a correr por mais um ano e se desfez do carro em 1968. O novo dono ainda venceu 18 corridas com o carro no SCAA Southwest Division no ano seguinte. Pouco tempo depois foi colocado em exposição no Shelby American Museum, em Boulder (Colorado, EUA), onde permaneceu durante 14 anos. Em 2010, o colecionador de modelos Shelby, John Atzbach, comprou o carro e restaurou-o.

Ao longo dos anos, este “Flying Mustang” tornou-se no Shelby a conquistar mais prémios de sempre, e logo em eventos importantes, nomeadamente em Amelia Island em 2014 ou no Concurso de Elegância de Pebble Beach em 2015.

Algumas pessoas que trabalharam no desenvolvimento do carro na década de 1960 estão a construir uma continuação do Shelby GT350 de 1965, sendo que três dessas unidades terão uma configuração idêntica à que Ken Miles correu com o 5R002.

Deixe um comentário

*