Ford Focus ST Edition deve ser o adeus ao “hot hatch”

Ford Focus ST Edition

Edição especial traz suspensão ajustável, travões maiores, jantes mais leves e decorações ao estilo RS.

Em jeito de despedida do Focus ST, que sairá de cena em 2025, a Ford anunciou uma série especial Edition. Disponível apenas nalguns mercados europeus, este Focus ST especial conta atualizações ao nível do chassis, graças um pack opcional Track Pack, que contempla uma suspensão de tipo “coilover” com dois níveis de ajustamento (desenvolvida pela KW Automotive e afinada pela Ford Performance no circuito de Nürburgring), travões da Brembo maiores no eixo dianteiro e várias alterações que permitem melhorar a prestação dinâmica do “hot hatch”. A suspensão inclui revestimentos de tubo duplo em aço inoxidável e molas com revestimento

A suspensão inclui caixas de amortecedores de tubo duplo em aço inoxidável e molas com revestimento com tinta em pó, cuja afinação é 50% mais rígida comparativamente com o Focus ST normal. A suspensão é 10 mm mais baixa, havendo a possibilidade de reduzir a mesma em mais 20 mm. Para ajudar os proprietários a selecionar a combinação ideal entre as 12 definições de ressalto e as 16 definições de recuperação, a Ford fornece um documento técnico que descreve as configurações recomendadas para os vários tipos de condução.

Na mesma senda do Focus ST Edition de 2021 (antes do facelift), este novo modelo conta com uma tonalidade exterior Azura Blue ao estilo do Focus RS, complementada por detalhes em High Gloss Black. A isso junta umas jantes multiraios de 19 polegadas que são 10% mais leves. Contudo, a principal novidade face ao antecessor são os pneus Pirelli P Zero Corsa em vez dos Michelin Pilot Sport 4S.

Por dentro, há uma combinação de revestimentos em couro preto e Alcantara com riscas brancas e pespontos em Motion Blue nas bacquets, volante e tapetes. A nível de equipamento realce para o sistema B&O com 10 altifalantes e subwoofer, para o Driver Assist Pack e para o Winter Pack (volante e para-brisas aquecidos) de fábrica.

O motor mantem-se o 2.3 Ecoboost de quatro cilindros turbo com 280 cv e 420 Nm, associado a uma caixa manual de seis velocidades com a ajuda de um diferencial autoblocante eletrónico eLSD. Anuncia 0-100 km/h em 5,7 segundos e uma velocidade máxima limitada a 250 km/h.

Deixe um comentário

*