Renault Alpine GTA Le Mans foi lançado há 30 anos

Renault Alpine GTA Le Mans View Gallery 4 photos

O modelo foi produzido como forma de comemorar a ligação do construtor à mítica corrida de resistência.

A Alpine adquiriu uma boa parte do seu reconhecimento como construtor graças às vitórias obtidas pelo lendário A110 no campeonato do mundo de ralis. Todavia, uma parte da história da marca francesa está intrinsecamente ligada às corridas de resistência, especialmente às 24 Horas de Le Mans. De forma a comemorar esse facto, o construtor com sede em Dieppe desenvolveu um veículo que celebra agora o seu 30º aniversário, o GTA Le Mans.

Apresentado em 1990, o modelo baseado na versão “normal” do GTA utilizava um motor V6 turbo com 2.5 litros de cilindrada que debitava 185 cv de potência e 297 Nm de binário. Curiosamente, esta derivação comemorativa produzia menos potência e binário do que a versão original devido à implantação de legislação que forçava os construtores franceses a adotarem catalisadores, um facto amplamente criticado pelos fãs. Ainda assim, o GTA Le Mans foi introduzido com uma aparência mais agressiva, umas saídas de escape cromadas integradas no para-choques traseiro e umas belas jantes BBS que o tornavam mais exclusivo. A Alpine ainda tentou incrementar o desempenho com a introdução de um kit específico desenvolvido por uma preparadora (Danielson SA), mas o mal estava feito e o GTA Le Mans acabaria por ser reconhecido como uma espécie de “patinho feio” da família.

Com apenas 325 unidades produzidas, este modelo que comemora a ligação da Alpine à mítica corrida de resistência, continua a ser um veículo muito especial… Seja mal visto pelos fãs ou não, a verdade é que o GTA Le Mans possui o seu lugar na história do construtor com sede em Dieppe.

Deixe um comentário

*