VW e Renault já não vão construir elétrico barato em conjunto

Renault Twingo Concept

Apesar do fim do projeto, a marca francesa vai avançar com um novo Twingo “zero emissões”, cujo lançamento está previsto para 2026.

No final do ano passado, a Volkswagen e a Renault iniciaram conversações visando a construção de um carro elétrico abaixo dos 20 mil euros. O objetivo era estabelecer uma joint-venture que possibilitasse uma redução de custos, o principal entrave dos construtores europeus face à competição vinda da China. Agora, segundo fontes próximas das negociações, que decorreram durante meses, a VW optou por seguir por sua conta na produção de um citadino elétrico mais acessível.

Aliás, Luca de Meo, o CEO da Renault, confirmou que o projeto não vai avançar. À Reuters, o responsável máximo da marca francesa diz que, apesar disso, existe ainda abertura para a colaboração com outros fabricantes para efetivar o projeto. Aliás, de Meo avança que o referido carro, um novo Twingo (na imagem principal, o concept) é mesmo para avançar, tendo a produção prevista para 2026. Recorde-se que o novo Renault 5 custará a partir dos 25 mil euros, antes de incentivos fiscais.

Do lado da VW o novo modelo citadino elétrico vai mesmo materializar-se, funcionando como uma espécie de substituto do e-Up!. Segundo o responsável técnico da marca de Wolfsburg, Kai Grunitz, este modelo, que poderá assumir o nome de ID.1, deverá custar também menos de 20 mil euros. Segundo ele, o lançamento está agendado para 2027.

Deixe um comentário

*