O supercarro de 2004 foi desenhado em primeiro lugar para ser um modelo de corridas.
Não é todos os dias que se tem a oportunidade de ouvir a explicação do design de um carro do ponto de vista do criador, ainda para mais quando se trata de um modelo tão emblemático como o Maserati MC12. E sobretudo quando o seu criador, Frank Stephenson, tem no seu currículo modelos como o Ford Escort RS Cosworth, o Ferrari F430, o primeiro Mini Cooper para a BMW ou muitos dos McLaren da era moderna. Para gaudio dos fãs de automóveis, Stephenson inaugurou recentemente o seu canal do Youtube onde publica alguns vídeos nos quais desvenda parte do processo de criação de alguns dos carros com a sua assinatura, como é o caso do MC12.
Um dos desafios do designer foi não colar o aspeto do Maserati ao Ferrari Enzo, com o qual partilha vários componentes, nomeadamente a plataforma e o conjunto motor/caixa formado por um V12 6.0 de 630 cv às 7500 rpm, acoplado a uma caixa sequencial de seis velocidades com patilhas no volante. Apesar de o Maserati ter sido feito primeiro que o Ferrari, Stephenson revela, por exemplo, que contra a sua vontade os vidros laterais são idênticos nos dois modelos, mostrando também alguns dos elementos aerodinâmicos funcionais, nomeadamente várias entradas e saídas de ar, assim como a gigantesca asa traseira, de modo a reduzir a temperatura e gerar o máximo de “downforce” no carro que foi desenvolvido em 2004 no âmbito de um programa de homologação para um MC12 de corridas. Aliás, ao contrário do que sucede com a maioria dos carros que correm no WEC, Frank Stephenson afirma que o MC12 começou por ser desenhado para ser um carro de corridas e só depois foi homologada uma versão para estrada.
Ao todo foram produzidas apenas 62 unidades do MC12 (12 delas de competição), aquele que é ainda hoje o modelo mais rápido de sempre da Maserati capaz de atingir 0-100 km/h 3,4 segundos na versão de estrada e de um máximo de 330 km/h.
A 9 de setembro será revelado finalmente o MC20, um sucessor espiritual do MC12, que também terá uma versão de competição.