Redução de custos poderá comprometer futuro de Audi TT e R8

A única via para a continuidade de ambos os modelos desportivos poderá passar pela adoção de um sistema propulsor 100% elétrico.

A Audi precisa de poupar 15 mil milhões de euros até ao final de 2022 e canalizará 12 mil milhões para o desenvolvimento de carros elétricos. Até 2025, o construtor de Ingolstadt terá já investido um total de 37 mil milhões em pesquisa e desenvolvimento, mas também em novas fábricas e equipamento. O plano é lançar 30 modelos eletrificados em cinco anos, 20 deles “zero emissões”. Este plano estratégico foi iniciado pelo antigo CEO Bram Schot, que saiu de cena em abril, mas o seu sucessor Markus Duesmann (ex-BMW) parece que seguirá a mesma bitola. Estes objetivos obrigarão a Audi a refazer a sua gama e o futuro dos modelos de nicho tem sido dos mais discutidos. O tema não é novo, mas segundo a Autocar, o futuro do TT e do R8 (na imagem) voltou a estar em cima da mesa. Ao que parece, quando terminar o atual ciclo de produção, presumivelmente em 2022, ambos os desportivos da marca alemã serão convertidos em modelos 100% elétricos. Sobre o TT já se falou que seria convertido num SUV. Já a especulação em torno do modelo de topo R8 tem sido ainda maior. Uma das possibilidades é que será desenvolvido em conjunto com a Rimac. Uma coisa é certa: é quase impossível o TT e o R8 terem sucessores tal como os conhecemos.

Uma coisa é certa, nesta nova geração de modelos elétricos, a Audi partilhará mais recursos no seio do grupo VW. E o mesmo acontecerá, igualmente por razões de custos, em relação aos modelos térmicos. Uma das soluções passa por aproximar tecnologicamente a plataforma MLB que atualmente serve de base aos Audi A4, A6, A8, Q5, Q7 e Q8 com a base MSB que a Porsche utiliza no Panamera e a Bentley no Continental GT. De resto, a proximidade entre a Audi e a Porsche far-se-á sentir em vários modelos a lançar em breve. O próximo Audi Q5, por exemplo, será totalmente elétrico e será feito com base na plataforma PPE que estreará no próximo Porsche Macan. Contudo, na próxima geração Macan continuará a ter versões térmicas ainda com base MLB.

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