Toyota Urban Cruiser de regresso

Toyota Urban Cruiser

Mini-SUV será feito com base numa plataforma da Suzuki e é para já aposta no mercado indiano.

Ainda antes da grande moda dos SUV do segmento B, a Toyota lançou em 2008 na Europa o Urban Cruiser. Era um mini-SUV posicionado abaixo do RAV4 e derivado do Yaris feito para combater o Kia Soul, entre outros. Contudo, a crise do yen e a prestação comercial aquém das expectativas – 43 mil unidades em todo o ciclo de produção – foram fatores decisivos para que fosse retirado do mercado em 2014, sem sucessão direta. Agora, curiosamente numa altura em que a Toyota já confirmou a aposta no Yaris Cross, previsto para daqui a um ano, chegam igualmente notícias do regresso do Urban Cruiser.

Para já, foi anunciado que o modelo do segmento B será aposta na Índia – mercado onde os modelos abaixo dos 4 metros de comprimento possuem vantagens fiscais – ainda no decorrer deste ano. Desconhece-se se o novo SUV será aposta noutros mercados. O novo Urban Cruiser tem a particularidade de ser feito com base numa plataforma da Maruti-Suzuki, mais concretamente do Vitara Brezza (uma espécie de “irmão” mais pequeno do Vitara desenvolvimento especificamente para aquele país asiático).

Este será o segundo modelo indiano da Toyota a ser feito em parceria com a Maruti-Suzuki, depois do Glanza – um “badge engineering” do Suzuki Baleno – lançado em 2019. Contudo, a contrário do Glanza, o Urban Cruiser terá um desenho exterior específico da Toyota. Já o interior será replicado do modelo da Suzuki.

Em termos de motor, o Urban Cruiser contará com um 1.5 a gasolina com 103 cv e 138 Nm, que pode ser associado a uma caixa manual de cinco velocidades ou automática de quatro relações.

Deixe um comentário

*