Glickenhaus estreia supercarro V8 de condutor ao centro

Scuderia Cameron Glickenhaus 004S View Gallery 13 photos

Modelo de estrada SCG 004S começa nos 390 mil euros e chega ainda este ano.

O novo supercarro de estrada da Scuderia Cameron Glickenhaus (SCG) começou por ser anunciado em 2017, mas finalmente estão abertas as encomendas do 004S. Esta nova proposta limitada a 250 unidades e cuja produção arranca em outubro, está disponível em duas versões com os preços a começarem nos 390 mil euros. Em termos de design o SCG 004S assemelha-se ao Ferrari 512S Modulo um protótipo assinado por Pininfarina em 2014, que curiosamente foi comprado por James Glickenhaus (o homem por detrás da SCG). Por fora, o supercarro destaca-se pela frente baixa, entradas de ar sobredimensionadas nas laterais, o pilar C perfurado e spoiler traseiro, que integra os farolins traseiros e tem logo abaixo duas ponteiras de escape. O vidro de trás tem umas persianas e o difusor traseiro enorme ocupa grande parte da zona inferior da traseira. Estas caraterísticas permitem que o supercarro consiga gerar 600 kg de “downforce” a 300 km/h.

O SCG 004S é um modelo com uma configuração de três lugares com chassis e carroçaria feitos em fibra de carbono laminada através de um processo artesanal. Este fator possibilita que registe apenas 1180 kg na balança. O condutor segue ao centro, com os dois passageiros a seguirem imediatamente atrás, ao estilo do McLaren F1 e do ainda fresco GMA T.50. Quem vai ao volante consegue manusear a caixa através de um fundo aberto, tem acesso a nove mostradores analógicos e um volante de três raios de estilo clássico. Além dos espelhos retrovisores, há uma câmara que projeta no espelho no espelho do meio uma imagem do exterior. Para compensar o ambiente “old school”, há uma doca para colocar o smartphone.

O motor é um V8 5.0 com compressor, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades da Graziano (estando também prevista uma opção de caixa automática), que na versão base tem 650 cv e 720 Nm. A outra versão prevista será otimizada para pista e chama-se 004CS. Prevista para 2021, esta versão mais “espigada” diferenciar-se-á do 004S pelas jantes com porca central, entradas de ar adicionais, espelhos com um formato diferente, instrumentação digital de competição, mais elementos aerodinâmicos na carroçaria e, sobretudo, pelo facto de o motor V8 chegar aos 850 cv e surgir associado a uma caixa sequencial de sete relações. Esta versão 004CS tem preços a arrancarem nos 508 mil euros.

O SCG 004S fará a sua estreia em formato protótipo nas 24 Horas de Nürburgring (na Alemanha) em setembro.

Deixe uma resposta

*