Só foram produzidas três unidades deste modelo de 1969, feito com base num Durango 95.
Quando um carro histórico de tração traseira, motor central, com caixa manual, e que até conta com uma “participação” num filme, é quase obrigatório falar nele. Muito mais quando se trata de um M-505 Adams Brothers Probe 16 (AB/4) de 1969 que vai a leilão. É natural já ter reconhecido o carro pelas fotos, sobretudo se é fã de um dos filmes de culto da década de 1970, “A Laranja Mecânica” (“Clockwork Orange”). Contudo, apesar de não ser utilizado nas filmagens, o exemplar que vai a leilão foi um dos três construídos especificamente para o filme realizado em 1971 por Stanley Kubrick. Ainda assim isso não deslustra a importância do modelo que será leiloado a 14 de agosto pela mão da Bonham’s em Monterrey (EUA) – com a organização a estimar que possa ser arrematado entre 127 e 212 mil euros.
O Probe 16 é na verdade feito com base num também emblemático Durango 95 (que até deu nome a um instrumental da banda de Punk Rock norte-americana The Ramones). A escolha do carro para a película deve-se essencialmente ao design extremo, com um nariz “afiado” e cavas das rodas pronunciadas, da autoria de Dennis e Peter Adams (sediados em Bradford-on-Avon, no Reino Unido), antigos designers da Marcos. O modelo com carroçaria em fibra de vidro tinha apenas 86 cm de altura, com jantes de 10 polegadas à frente e de 13 atrás, e o acesso ao interior era feito através de um tejadilho em vidro retrátil. A posição de condução era estranha, com a coluna de direção entre as pernas, e o volante colocado à direita tinha dois raios. O motor deste Probe 16 era um herdado de um Austin 1800, um quatro cilindros colocado numa posição transversal, acoplado a uma caixa manual de quatro velocidades, preparado pelos ingleses da JanSpeed. Além de passar a chegar a 1.9 de cilindrada (em vez de 1.8), graças à inclusão de dois carburadores Weber, o desportivo passou de um débito de potência a rondar os 100 cv. Para tornar este carro ainda mais especial, o motor está assinado pelo ator Malcom McDowell que desempenhou o papel de protagonista do filme. A suspensão era totalmente independente e com discos nas quatro rodas.
Esta preciosidade laranja (com o número de chassis AB/3) que vai agora a leilão esteve em exposição no London Motor Show em 1969, tendo sido depois comprado pelo baixista dos Cream, Jack Bruce, e posteriormente por um colecionado canadiano. Outro seu conterrâneo adquiriu-o em 1983, mantendo-o até aos dias de hoje. O Probe 16 esteve até ao ano passado no Petersen Automotive Museum, em Los Angeles (EUA), integrado na exposição alusiva a carros conhecidos do cinema intitulada “Dream Machines – Vehicles of Science, Fiction, and Fantasy”.
Em jeito de curiosidade, o primeiro carro foi vendido após a conclusão de produção do filme e foi destruído num incêndio. O outro exemplar esteve em exibição no Pollock Auto Showcase nos EUA até 1990, tendo sido comprado por um colecionador britânico.