E se a Mercedes “eletrificasse” o Unimog?

Mercedes EQ Unimog View Gallery 9 photos

Designer mostra-nos como seria se o “off-roader” se tornasse num híbrido Diesel.

O cenário da eletromobilidade é real para quase todos os construtores e concretamente no caso da Mercedes-Benz será a curto prazo que disponibilizará versões 100% elétricas nos extremos do seu catálogo: que vai de um dos pioneiros no seu segmento entre as proposta elétricas Smart ForTwo ao já confirmado Classe S “zero emissões”. E se o veículo de trabalho mais popular da marca de Estugarda, o carismático Unimog, seguisse o mesmo caminho? Por mais inevitável que isso possa parecer, ainda não é um cenário para breve. Mas o designer russo Artyom Trofimenko, que trabalha para o estúdio CAS para a Renault, em Bucareste (na Roménia) – mas que já passou pela Kamaz -, aventurou-se em fazer um EQ Unimog.

O Unimog (acrónimo do alemão UNIversal-Motor-Gerät) está em produção desde 1949 e é essencialmente conhecido como um carro de trabalho que se apoiou no clássico motor OM 934. Mas isso poderá mudar no futuro. Foi por isso que Trofimenko encaixou virtualmente nesta sua criação gerada por computador um sistema híbrido Diesel, que conjuga um motor de três cilindros a gasóleo com 60 cv com um motor elétrico com 170 cv por eixo. O motor térmico tem um depósito de 130 litros e os motores elétricos apoiam-se em baterias de iões de lítio com 50 kWh de capacidade instaladas no piso do carro.

Visualmente, o EQ Unimog é inspirado na água e no magma. Num conceito que conjuga as linhas clássicas com a modernidade, destaque para os arcos das rodas salientes, para a grelha clássica com a estrela da Mercedes iluminada, faróis quadrados e tiras em LED. Realce ainda para as dobradiças visíveis nas portas, espelhos retrovisores exteriores fixos em suportes fininhos e para a zona de arrumação adicional no tejadilho. O interior é minimalista, com enfase para o volante de três raios com uma zona para ajudar a absorver impactos e existe instrumentação “flutuante”. A caixa de carga tem o piso estriado e tem uma bacia arredondada. A traseira é muito “clean” com um “lettering” iluminado e farolins pequenos. A roda suplente está colocada diretamente atrás no habitáculo.

Deixe um comentário

*