Protótipo retro Moeye consegue ler a estrada com visão raio-X

Kyocera Moeye Concept View Gallery 9 photos

Modelo autónomo foi criado pelo fabricante de eletrónica Kyocera.

É natural que já tenha ouvido falar da Kyocera, pois a empresa japonesa é um dos mais relevantes produtores de impressoras da atualidade. Pois agora aventurou-se e pela segunda vez em apresentar um protótipo de um automóvel, em jeito de montra tecnológica para o tem a propor à indústria. Como tal, no novo estudo chamado Moeye as atenções viram-se essencialmente para o interior, onde o ambiente futurista está orientado para a condução autónoma.

O tablier conta com vários elementos transparentes, com o objetivo de permitir uma melhor visibilidade dos ocupantes. Mas para alargar ainda mais o ângulo visual a Kyocera propõe a tecnologia de “camuflagem ótica” que recorre a várias câmaras que projetam imagem no ecrã central ajudando a mostrar o que se passa debaixo do carro. Existem ainda várias zonas do tablier que podem transformar-se em ecrãs de modo a projetar uma vista 3D da estrada – sendo que a área de projeção, controlável por voz ou pelo toque, pode chegar aos 1,2 metros de extensão. A juntar a esta leitura estilo raio-X da envolvente do carro, o tejadilho e as portas do protótipo do Moeye contam com painéis em LED capazes de gerar iluminação ao mais próximo possível a luz natural. Este sistema ajustável, consegue, inclusivamente, simular a luz do nascer e do por do sol.

A empresa de Kyoto desenvolveu ainda uma solução que procura melhorar o conforto de quem viaja no interior, com base em cinco aromas. A isso junta um sistema de som avançado com altifalantes com elemento piezo. Curiosamente, todas estas tecnologias e o exterior do próprio carro surgem com um design retro – que mais parecido saído dos anos 1930. Não está previsto que este Moeye chegue à produção.

Deixe um comentário

*