Audi assinala 40 anos do Quattro com TT RS especial

Audi TT RS quattro 40 Jähre View Gallery 11 photos

Edição limitada do coupé conta com uma nova entrada de ar em carbono e decoração inspirada no S1 conduzido por Walter Röhrl.

Revelado no Salão de Genebra de 1980, o Audi Quattro foi um marco tecnológico do seu tempo, sobretudo pelo seu sistema de tração integral. O desportivo é recordado principalmente pela sua hegemonia no mundo da competição, em especial o S1 que correu nos ralis do Grupo B – com dois títulos no WRC e seis vitórias consecutivas em Pikes Peak. Para comemorar os 40 anos do lançamento do Quattro, a marca alemã criou uma edição limitada a 40 cópias (infelizmente, exclusiva para o mercado alemão) do TT RS, com conta debaixo do capot com um motor 2.5 TFSI de cinco cilindros a debitar 400 cv e 480 Nm, com a potência a ser distribuída entre ambos os eixos através de uma caixa de dupla embraiagem S tronic de sete velocidades. Este TT RS 40 Jähre surge sem limitação de velocidade máxima, o que lhe permite alcançar um máximo de 280 km/h, além de estar apto a “sprintar” de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos.

Um dos principais atrativos deste TT RS especial é a decoração inspirada no Sport Quattro S1 que Walter Röhrl utilizou para vencer Pikes Peak em 1987. Destaque para a lista cinza e preta no capot e no tejadilho, capot ventilado com carbono brilhante e um kit aerodinâmico específico desenvolvido em túnel de vento. Este kit consiste em asas laterias no avental e lábio dianteiro, saias laterais redesenhadas, asa traseira fixa, painéis laterias no spoiler e difusor traseiro. Em resultado disso, há mais 9 kg de downforce no eixo dianteiro e mais 5 kg de no eixo traseiro, o que permite melhorar o comportamento em curvas mais rápidas, segundo o fabricante.

Esta edição carateriza-se ainda pelo “lettering” Quattro nas portas e pelo logo “40 Jähre” em mate nos vidros traseiros. As soleiras das portas, decorações nas portas, capas dos espelhos, lâminas e anéis da Audi são em preto brilhante. No eixo dianteiro estão discos ventilados e perfurados em aço com pinças de travão em vermelho, complementados por jantes de 20 polegadas brancas.

No interior, os bancos traseiros foram substituídos por uma estrutura protetora em carbono, o que permitiu poupar 16 kg e melhorar a rigidez torcional. Realce também para os revestimentos em Alcantara no forro das portas e no volante RS com marca das 12h em branco. A juntar a isso, há vários logos alusivos a esta edição, incluindo no punho da caixa.

Deixe um comentário

*