Edição limitada do coupé conta com uma nova entrada de ar em carbono e decoração inspirada no S1 conduzido por Walter Röhrl.
Revelado no Salão de Genebra de 1980, o Audi Quattro foi um marco tecnológico do seu tempo, sobretudo pelo seu sistema de tração integral. O desportivo é recordado principalmente pela sua hegemonia no mundo da competição, em especial o S1 que correu nos ralis do Grupo B – com dois títulos no WRC e seis vitórias consecutivas em Pikes Peak. Para comemorar os 40 anos do lançamento do Quattro, a marca alemã criou uma edição limitada a 40 cópias (infelizmente, exclusiva para o mercado alemão) do TT RS, com conta debaixo do capot com um motor 2.5 TFSI de cinco cilindros a debitar 400 cv e 480 Nm, com a potência a ser distribuída entre ambos os eixos através de uma caixa de dupla embraiagem S tronic de sete velocidades. Este TT RS 40 Jähre surge sem limitação de velocidade máxima, o que lhe permite alcançar um máximo de 280 km/h, além de estar apto a “sprintar” de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos.
Um dos principais atrativos deste TT RS especial é a decoração inspirada no Sport Quattro S1 que Walter Röhrl utilizou para vencer Pikes Peak em 1987. Destaque para a lista cinza e preta no capot e no tejadilho, capot ventilado com carbono brilhante e um kit aerodinâmico específico desenvolvido em túnel de vento. Este kit consiste em asas laterias no avental e lábio dianteiro, saias laterais redesenhadas, asa traseira fixa, painéis laterias no spoiler e difusor traseiro. Em resultado disso, há mais 9 kg de downforce no eixo dianteiro e mais 5 kg de no eixo traseiro, o que permite melhorar o comportamento em curvas mais rápidas, segundo o fabricante.
Esta edição carateriza-se ainda pelo “lettering” Quattro nas portas e pelo logo “40 Jähre” em mate nos vidros traseiros. As soleiras das portas, decorações nas portas, capas dos espelhos, lâminas e anéis da Audi são em preto brilhante. No eixo dianteiro estão discos ventilados e perfurados em aço com pinças de travão em vermelho, complementados por jantes de 20 polegadas brancas.
No interior, os bancos traseiros foram substituídos por uma estrutura protetora em carbono, o que permitiu poupar 16 kg e melhorar a rigidez torcional. Realce também para os revestimentos em Alcantara no forro das portas e no volante RS com marca das 12h em branco. A juntar a isso, há vários logos alusivos a esta edição, incluindo no punho da caixa.