Maggiore traz Ferrari 308 para a era moderna

Ferrari 308M Maggiore View Gallery 18 photos

“Restomod” mistura estética do passado com tecnologia atual.

A Maggiore é um recém-criado carroçador italiano e o seu primeiro projeto é uma reconversão de um Ferrari 308. O agora rebatizado 308M apresenta um visual e mecânica modificada, embora respeitando as origens do clássico modelo de Maranello. Segundo a Maggiore, este “restomod” totalmente redesenhado conta com todos os painéis em fibra de carbono e tem vias 50 mm mais largas à frente e 100 mm atrás. As jantes de estilo clássico são de 17 polegadas (em vez de 14” do modelo original). Uma das principais diferenças encontra-se na dianteira, com os faróis escamoteáveis do modelo original a serem substituídos por listas horizontais em LED, que funcionam como luzes diurnas. Na traseira também foram incorporados farolins LED modernos e a cobertura do motor é igualmente nova e feita em acrílico. Destaque ainda para as entradas de ar laterais alongadas com detalhe em fibra de carbono.

O motor V8 original do modelo de tração traseira foi totalmente reconstruído com o auxílio dos especialistas da Italtechnica. O bloco passou de 2,9 para 3,1 litros de cilindrada, passando a debitar um total de 300 cv às 7000 rpm (em vez de 252 cv) e 300 Nm de binário máximo (com 250 Nm disponíveis às 3000 rpm), acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades reforçada. O chassis do 308 original foi restaurado e passou a incluir um sistema de travagem mais potente, com pinças da Brembo de quatro êmbolos e discos ventilados de 280 mm à frente e atrás (50% maiores face ao modelo original). As mudanças não ficam por aqui, uma vez que este 308M beneficiou ainda de amortecedores de competição da Koni combinados com molas coaxiais ajustáveis para a suspensão.

Todo o interior foi restaurado e recondicionada, incluindo o para-brisas e vidros laterais. Apesar de manter a forma original, a Maggiore redesenhou a consola central, com elementos modernos. Os painéis das portas são feitos em fibra de carbono, há aplicações em alumínio, Alcantara, couro premium, revestimentos em tecidos vários e mármore – tudo personalizável ao gosto do cliente.

O Ferrari 308M terá uma produção limitada e custa 508 mil euros.

Deixe uma resposta

*