Primeiro hipercarro elétrico de luxo americano tem 1929 cv

Elation Freedom View Gallery 11 photos

O Elation Freedom está a ser desenvolvido por engenheiros com passado na F1 e em Le Mans.

Criada por uma dupla de argentinos, Carlos Satulovsky e Mauro Saravia, a Elation propõe-se a construir o primeiro hipercarro elétrico de luxo dos EUA, o Freedom. Para a sua primeira criação esta start-up californiana avança com um modelo feito a partir de uma monocoque em fibra de carbono (de apenas 82 kg), com 4,5 metros de comprimento e 1650 kg. A animá-lo estão três ou quatro motores elétricos, dependendo se a opção recair na versão base com 1434 cv ou na versão de topo com 1929 cv. O topo de gama promete 0-100 km/h em 1,8 segundos e uma velocidade máxima de 418 km/h. Dependendo da versão, existem baterias de iões de lítio com 100 ou de 120 kWh posicionadas no piso do carro em forma de T, que lhe permitem anunciar entre 482 e 644 km de autonomia, respetivamente. Neste seu primeiro comunicado, a Elation refere que conta com uma equipa de engenheiros com historial na Fórmula 1, nas 24 Horas de Le Mans e em várias competições europeias. O sistema propulsor deste Freedom, por exemplo, foi desenvolvido por uma empresa que concebeu motores elétricos para a Fórmula E e o sistema KERS para a F1. À disposição existem duas transmissões: de uma velocidade no eixo dianteiro ou de duas no eixo posterior – com um sistema de vectorização de binário eletrohidráulico. A suspensão desenvolvida pela própria Elation é inspirada na F1.

O que existem para já são desenhos feitos por computador, mas o Freedom promete uma estética agressiva, de certa forma na linha do Lotus Evija. É possível identificar alguns elementos caraterísticos de um hipercarro tais como um lábio dianteiro, entrada de ar no capot e saias laterais em fibra de carbono, mas também uma asa traseira ativa e um difusor proeminente, além de portas com abertura asa de gaivota. O Freedom vem munido de jantes de 20 polegadas, pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 e travões da Brembo.

O interior é inspirado nos cockpits dos aviões, com um painel de instrumentos digital, uma consola central minimalista e alguns elementos com fibra de carbono exposta a servirem de decoração. O cliente poderá personalizar o habitáculo com revestimentos em couro premium, metais preciosos e joias!

Além da versão elétrica, a Elation aposta numa versão Freedom Iconic com um motor V10 5.2 naturalmente aspirado acoplado a uma caixa de dupla embraiagem S tronic (de origem Audi) a distribuir a 760 cv e 664 Nm pelas quatro rodas. Nesta versão anuncia 0-100 km/h em 2,5 segundos e um pico de velocidade de 386 km/h. Os preços começam nos 1,7 milhões de euros no caso do modelo elétrico e nos 1,9 milhões no Iconic. Ainda não data de lançamento.

Deixe uma resposta

*