Designer francês traz Citroën SM para os dias de hoje

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Motor V6 de origem Maserati do coupé GT original, lançado há meio século, foi substituído por motor elétrico.

O SM é considerado um dos modelos mais importantes de sempre da história da Citroën, seja pelo vanguardismo estético, pela suspensão hidropneumática, os faróis direcionais ou o majestoso motor V6 de origem Maserati – tendo como pressuposto providenciar o máximo de conforto possível para os quatro ocupantes. Agora, 50 anos volvidos do seu lançamento, o coupé GT foi reinventado por Jean-Louis Bui, um designer com mais de 30 anos de experiência na Etud-Intégral (que já tinha assinado uma visão moderna do Citroën DS em 2015 por ocasião dos 60 anos do modelo).

Este SM Revival Concept tem vários elementos que o ligam o modelo original: desde as luzes dianteiras, encaixadas dentro de uma superfície vidrada que ocupa toda a secção dianteira, à secção dianteira de formato pontiagudo. O modelo revivalista remete ainda par o SM original pela linha cromada dupla que se junta no pilar traseiro e pela roda traseira atrás de um painel amovível. Mesmo na traseira esta reinterpretação segue um conceito similar ao SM de 1970, cujo formato aerodinâmico era futurista para o seu tempo, uma junção entre a asa traseira e o para-choques a funcionar como uma espécie de assinatura deste protótipo criado virtualmente. Até as cores são alusivas ao modelo clássico. O pormenor mais moderno são mesmo as câmaras em vez dos espelhos retrovisores. Em vez do motor V6, o coupé gaulês futurista com tração dianteira conta com um motor elétrico.

Apesar da onda revivalismo atual, não está previsto que este SM Revival possa algum dia passar à produção – até porque é um projeto na qual a Citroën não está envolvida.

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