VW suspende todos os projetos de competição

VW ID.R em Nürburgring

O construtor alemão vai canalizar o investimento para o desenvolvimento de novos carros elétricos de estrada.

Após mais de cinco décadas de atividade, a Volkswagen Motorsport vai fechar as portas. A divisão de competição da marca de Wolfsburg deixa assim pelo caminho projetos como o hipercarro elétrico de corridas ID.R (na imagem), mas também a partir do final do ano os programas de ralis e de carros de turismo, em concreto dos programas para clientes envolvendo o Golf GTI TCR e o Polo GTI R5, respetivamente.

Em comunicado, a VW diz que os 169 funcionários dedicados aos projetos de competição, sediados em Hanover, serão distribuídos por outros projetos no decurso dos próximos meses, nomeadamente de modelos generalistas, sobretudo novos carros elétricos – que é o novo foco do fabricante alemão. Segundo Frank Welsch, o responsável de pesquisa e desenvolvimento da VW, o “know-how adquirido com o projeto ID.R permitirá ajudar a criar modelos de estrada mais eficientes da família ID”.

O pináculo do sucesso da VW Motorsport foi precisamente na última década com quatro títulos mundiais de ralis, três títulos mundiais de rallycross, dois títulos mundiais de turismo e três vitórias no Dakar. A juntar a isso, ID.R vinha dando que falar, batendo o recorde absoluto de Pikes Peaks, o do carro elétrico mais rápido em Goodwood, em Nürburgring e em Tianmen Mountain (na China). No início deste ano, Sven Smeets, o patrão da divisão desportiva da VW disse à Autocar que estava a ser preparada uma segunda geração do hipercarro elétrico de corridas.

Esta notícia é uma mudança de planos face ao que foi comunicado há sensivelmente um ano, que dava conta que a VW Motorsport se dedicaria em exclusivo ao desenvolvimento de projetos de competição 100% elétricos. Este anúncio surge um dia depois de a Audi dizer que desistirá da Fórmula E no final da época 2020/21.

Deixe um comentário

*