Audi abandona Fórmula E para apostar no Dakar e Le Mans

Audi vai correr no Dakar com um protótipo elétrico

A marca germânica participará na prova de todo o terreno em 2022 com um protótipo elétrico.

Após competir na Fórmula E ao longo de quatro temporadas como equipa de fábrica, a divisão desportiva da Audi anuncia que irá abandonar o campeonato elétrico com o objetivo de redirecionar os esforços para o Dakar e Le Mans.

O envolvimento do construtor na Fórmula E permanecerá até ao final da temporada de 2021 e deverá ser substituído pela Envision Virgin Racing no ano seguinte. Mais tarde, a situação possibilitará a abertura de uma vaga para outros fabricantes interessados na terceira geração de monolugares elétricos. A despedida encerrará um trajeto vitorioso marcado pela conquista de um campeonato de pilotos em 2016/2017 e um campeonato de equipas em 2017/2018.

A partir de agora, segundo um comunicado emitido pelo departamento desportivo da Audi, o principal objetivo será desenvolver um modelo para competir no Dakar. Com a estreia marcada para 2022, o futuro protótipo será propulsionado por um motor elétrico que recorrerá a uma bateria de alta voltagem carregada através de um motor TFSI. A intenção será implementar toda a experiência adquirida no desenvolvimento dos futuros modelos de produção eletrificados.

Para além disso, os responsáveis também anunciaram que está a ser preparado um novo modelo com base nos regulamentos LMDh. Ainda não são conhecidos detalhes, mas tendo em conta a escolha dessa categoria compreenderá a participação nas 24 Horas de Daytona e nas 24 Horas de Le Mans. Já o programa de apoio a equipas privadas que competem com o Audi R8 LMS continuará a ser suportado.

Todas estas alterações chegam num momento em que a própria estrutura desportiva da Audi sofre mudanças. No início de dezembro deste ano, Julius Seebach irá assumir o cargo de Diretor Geral da Audi Sport e terá a responsabilidade de governar todas as atividades motorizadas internacionais.

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