Único Porsche Carrera GT preparado para pista está à venda

Porsche Carrera GT-R by GPR Racing View Gallery 23 photos

Com apenas 2 mil km no odómetro, este Carrera GT-R criado para correr no WEC custa 850 mil euros.

O Porsche Carrera GT foi apresentado ao mundo pela primeira vez há 20 anos. Apesar de ter sido pensado inicialmente para correr como protótipo de Le Mans, a verdade é que nenhum exemplar do Carrera GT foi homologado para circuito. E entre os 1270 carros produzidos de fábrica apenas um recebeu a designação GT-R após passar pelas mãos dos belgas da GPR Racing. E é precisamente essa unidade “track ready” do supercarro de Weissach que agora está à venda por 849 mil euros através do site da Mechatronik.

Há muita gente que considera o Carrera GT o derradeiro superdesportivo analógico, detentor de um dos melhores sons de motor de sempre. E em 2005 um belga rendeu-se aos seus encantos. Mas, não satisfeito com o facto de não poder ter um modelo apto para pista, gastou mais 220 mil euros numa série de “upgrades” que o habilitavam a tal desiderato – com a vantagem de não perder o estatuto “road legal” do modelo original. Na lista de modificações operadas constam os novos travões da AP Racing, uma nova ECU da Motec, uma suspensão push-rod com novos triângulos sobrepostos e uma embraiagem de alta performance. Este Carrera GT-R dispõe ainda de jantes em magnésio BBS, um macaco hidropneumático de competição e um interior “despido” onde existe um arco de segurança, pedais específicos e um extintor automático, além de vários elementos em fibra de carbono. Todas as medidas de redução de peso permitiram reduzir quase em 400 kg face ao modelo que lhe serviu de base. Como se isso não bastasse, a Mechatronik diz que o Carrera GT-R conta com 650 cv debitados do motor V10 5.7 de colocação central – mais 38 cv do que o modelo original.

O objetivo do dono do carro era mesmo levar o carro a correr no WEC, contudo foi obrigado a “travar a fundo” nas suas intenções devido às regras da FIA. Ou seja, a história repetiu-se e este Carrera GT-R sofreu dos mesmos constrangimentos da Porsche com o CGTR (conhecido internamente por 9R3) que em 1998 foi desenvolvido para correr em Le Mans – sim, o carro que serviu de base para o Carrera GT de estrada.

O modelo agora colocado à venda foi recentemente à inspeção e encontra-se no estado imaculado que as imagens documentam.

Deixe um comentário

*