Relembre o primeiro Volkswagen Golf elétrico

VW Golf elétrico View Gallery 4 photos

O modelo lançado em 1981 nunca chegou a ser produzido em larga escala.

Embora o advento dos automóveis elétricos tenha sido consumado nos últimos anos, a verdade é que a tecnologia não é propriamente uma novidade entre os construtores. A prova disso é o Golf CityStromer, lançado em 1981, que representou um dos primeiros passos da Volkswagen rumo à eletrificação. Numa altura em que a marca de Wolfsburgo se prepara para expandir a sua família de modelos elétricos, decidimos recordar o percurso da versão elétrica do “best-seller” germânico.

Desenvolvido com base no Elektro Golf, um projeto iniciado em 1976 que era exclusivamente composto por veículos de teste, o CityStromer seria o primeiro Golf elétrico fabricado em pequena escala. Elaborado com a ajuda de uma empresa especializada na distribuição de energia elétrica conhecida por RWE, o modelo equipava um conjunto de baterias de chumbo-acido com 11.4 kWh de capacidade que lhe permitiam percorrer aproximadamente 60 quilómetros com uma carga. Em 1985 seria lançada a segunda geração  que, apesar de manter grande parte das especificações, acabaria por ser produzida em maior quantidade. Já em 1993, a Volkswagen apostaria numa terceira geração mais desenvolvida equipada com um conjunto de baterias com 17.3 kWh de capacidade que possibilitava uma autonomia de 90 quilómetros.

Vinte anos depois, seria apresentado o e-Golf baseado na sétima geração do modelo, que se assumia como o primeiro Volkswagen completamente elétrico produzido em massa. Desde aí, a aposta na eletrificação rumo ao futuro tem vindo a ser cada vez maior…

Deixe um comentário

*