Lexus prepara LC F e LS F com motor V8 biturbo com 670 cv

Lexus LC-F render

Este ano estreará ainda o regressado IS F com um motor V8 naturalmente aspirado.

Parece mesmo que “não há fome que não dê em fartura”. Após algum tempo de aparente indecisão, a Lexus prepara-se para encetar uma verdadeira ofensiva de variantes desportivas “F”, para fazer frente aos BMW M e Mercedes-AMG, entre outros. Segundo a revista japonesa Best Car Web, a marca nipónica vai lançar em simultâneo no próximo mês de novembro no Japão (e mais tarde noutros mercados) três novos modelos “apimentados”. Uma novidade é o regresso do IS F que contará com o motor V8 5.0 naturalmente aspirado com 481 cv e 530 Nm – uma versão ligeiramente mais potente do bloco utilizado atualmente no RC F. Contudo, há fontes que se dividem acerca do motor a utilizar neste novo IS F, sendo que umas apontam para o mesmo seis em linha de origem BMW do Toyota GR Supra e outras para um V6 biturbo desenvolvido internamente.

A estreia do IS F coincidirá com o novo coupé LC F (na imagem um “render” gerado por computador assinado por YasidDESIGN), um concorrente do BMW M8 , que contará com elementos da carroçaria em fibra de carbono. Este LC F será sujeito a um significativo “upgrade” do chassis face ao modelo convencional, com a inclusão de uma suspensão independente de triângulos sobrepostos, um subchassis em alumínio e jantes de 21 polegadas. Em agenda está ainda a nova berlina LS F que pesará cerca de 2500 kg. Aparentemente, quer o LC F quer o LS F terão debaixo do capot um novo motor V8 4.0 biturbo a gasolina com 670 cv e 650 Nm – trata-se do mesmo bloco já confirmado para o LC de competição. Para lidar com este nível de potência nas rodas traseiras, deverá ser aposta uma nova caixa de velocidades automática de oito velocidades.

A notícia da publicação japonesa fala ainda de um novo SUV topo de gama LF que será revelado em julho. Este novo SUV de referência terá 5250 mm de comprimento, 1900 mm de largura e 1580 mm de altura. Aquele que será uma evolução do protótipo LF-1 Limitless de 2018 adotará o já mencionado motor V8 biturbo (numa versão LF F), mas também contará com uma opção V6 3.5 herdada do LS, com e sem eletrificação.

A Lexus investiu em 2019 num novo centro técnico em Shimoyama, no Japão, que inclui uma pista de testes que replica partes do traçado de Nürburgring (na Alemanha). O primeiro modelo a “sair” do novo centro técnico é o novo IS.

Deixe um comentário

*